3. Bolsa de Iniciação Científica (BIC) para Licenciados | Centro de Óptica

Bolsa de Iniciação Científica (BIC) para Licenciados | Centro de Óptica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do projecto “Comparação de técnicas para avaliação de características químicas e morfológicas de materiais”, com referência CarMat-CO/UBI/2018 do Centro de Óptica da Universidade da Beira Interior.

De 14 a 27 de março de 2018

Bolsas - UBI

Área científica: Óptica aplicada e caracterização de materiais

1. Requisitos de admissão: Alunos de licenciatura nas áreas de Física/Óptica, Química ou Engenharia. O candidato deverá possuir forte motivação e experiência no desenvolvimento de trabalho científico experimental nas áreas da Óptica e da Caracterização de Materiais. Factores preferenciais para a seleção: Média(s) de curso(s) frequentado(s), com relevância da média correspondente às unidades curriculares no domínio da óptica e da caracterização de materiais, e curriculum vitae adequado aos objectivos do plano de trabalhos.

2. Plano de trabalho: 1) Pesquisa bibliográfica para definição do estado da arte relativamente a técnicas de princípio óptico para caracterização de materiais. 2) Preparação de amostras para posterior análise por difracção de raios X, microscopia electrónica ou calorimetria. 3) Elaboração de relatório.

3. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011.

4. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Física e no Centro de Óptica da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica da Prof.ª Drª. Sandra Isabel Pinto Mogo e da Doutora Ana Paula de Ascensão Rosa Gomes.

5. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Abril de 2018.

6. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 385,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País ( http://alfa.fct.mctes.pt/ ). O pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária.

7. Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será feita tendo em conta as seguintes ponderações: A – média das classificações obtidas em unidades curriculares afins à área científica do projecto 25 %; B – experiência prévia de manipulação de elementos e equipamentos ópticos 25 %; C – experiência prévia em preparação de amostras para análise de materiais 25 %; D – apreciação do Curriculum Vitae 15 %; E – entrevista pessoal aos candidatos 10 %. Os parâmetros de selecção terão uma valorização numa escala compreendida entre 0 e 20.

8. Composição do Júri de Selecção: Presidente do Júri: Prof.ª Drª. Sandra Isabel Pinto Mogo; Vogais efectivos: Prof. Dr. Vasco Miguel Nina de Almeida e Doutora Ana Paula de Ascensão Rosa Gomes . Vogais suplentes: Prof. Dr. Francisco Miguel Pereira Brardo Ferreira e Prof. Dr. Luís José Maia Amoreira.

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Centro de Óptica da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14/03/2018 a 27/03/2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, por e-mail, devendo conter a carta de candidatura, o Curriculum Vitae detalhado do candidato e eventuais certificados para: Profª. Drª. Sandra Isabel Pinto Mogo e-mail : smogo@ubi.pt . Caso os candidatos pretendam esclarecer dúvidas deverão utilizar o mesmo endereço de correio eletrónico.

Edital no eracareers

Data da última atualização: 2018-03-08