3. Atividades do Museu de Lanifícios no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Atividades do Museu de Lanifícios no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Espaço museológico promove “A Vida na Fábrica”, com antigos trabalhadores dos lanifícios.

18 de abril de 2018

O Museu de Lanifícios da UBI associa-se novamente ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), com entradas livres nas exposições permanentes e temporárias e o “Encontro Intergeracional” subordinado ao tema “A Vida na Fábrica”, que contará com o testemunho de antigos trabalhadores têxteis. Na Real Fábrica Veiga, esta quarta-feira, é possível descobrir como se trabalhava na fábrica. “Com que idade se começava a trabalhar? Que funções, homens, mulheres e crianças, desempenhavam no mundo fabril? Que significados têm algumas expressões, como: “urdir”, “dar fios”, “empeirar”, “cerzir”, “esbicar”, “enfestar”?” são algumas das questões que vão ser respondidas. Junto a algumas das máquinas da exposição, serão os trabalhadores a contar as suas histórias de vida no trabalho em torno da lã.

Programa DIMS 2018 no Museu de Lanifícios

Exposições Permanentes
“Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”| Visitando o Museu de Lanifícios
// Tinturarias Pombalinas da Real Fábrica de Panos (Séc. 18) > Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã
// Real Fábrica Veiga: Industrialização dos Lanifícios (Séc. 19-20) > Calçada do Biribau, Covilhã
Horário: 9h30 – 12h00 | 14h30-18h00 | Entrada livre

Exposições Temporárias
//Uma Viagem na Minha Terra > Exposição de Arte de Ilídio Salteiro | Real Fábrica Veiga
//Draperies > Instalação/Exposição de João Castro Silva| Real Fábrica Veiga
//Design de Moda 3.0 RENOVATION > Curso de Design de Moda (1º Ciclo) do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI| Real Fábrica de Panos
Horário: 9h30 – 12h00 | 14h30-18h00 | Entrada livre

Encontros Intergeracionais
A Vida na Fábrica: conversas com antigos trabalhadores têxteis na Real Fábrica Veiga
Com o apoio de antigos trabalhadores têxteis vamos descobrir como se trabalhava na fábrica. Com que idade se começava a trabalhar? Que funções, homens, mulheres e crianças, desempenhavam no mundo fabril? Que significados têm algumas expressões utilizadas? Junto a algumas das máquinas, contarão as suas memórias nas fábricas de lanifícios onde trabalharam.
Horários dos encontros:
// 9h30-11h00 | Piso -1 (No Trabalho)
// 11h00-12h30 | Piso -1 (Na Ultimação)
// 14h30-12h30 | Piso 1 (Na Fiação)
// 16h00-17h30 | Piso 1 (Na Secção de Fabricação)

Público-alvo
Grupos escolares do Ensino pré-escolar e do Ensino básico (dos cinco aos doze anos)

Acesso / Inscrições
Gratuito. Recomenda-se a inscrição prévia para os grupos escolares, com um máximo de 25-30 participantes.

Para saber mais, basta contactar o Secretariado do Museu pelo telefone 275 241 411 / 410 ou pelo endereço eletronico muslan@ubi.pt.
Museu de Lanifícios

Data da última atualização: 2018-04-11