3. Apresentação do livro “ECONOMIA DA ENERGIA: Desafios, intervenção pública e gestão da procura de eletricidade”

O Anfiteatro 7.20, a partir das 14h00, recebe a apresentação do trabalho da autoria do docente António Cardoso Marques.

17 de maio de 2018

Tem lugar esta quinta-feira, dia 17 de maio, pelas 14h00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI (anfiteatro 7.20), a apresentação do livro “ECONOMIA DA ENERGIA: Desafios, intervenção pública e gestão da procura de eletricidade” (Edições SÍLABO) da autoria de António Cardoso Marques, docente e investigador do Departamento de Gestão de Economia (DGE).

O sector da Energia reveste-se de vital importância numa sociedade, não apenas ao nível da provisão de produtos/serviços, mas também na garantia de condições de estabilidade social e de equidade. O público-alvo prioritário deste livro são todos os que gostam de pensar energia. Aqui incluem-se os estudantes de economia da energia, os reguladores, os decisores de política de energia e os profissionais do sector nas suas diversas interpretações. Este livro evidencia alguns dos desafios com que a economia da energia se confronta, reflete sobre a intervenção pública e, substancialmente, centra-se na questão da acomodação das fontes de geração renováveis nos sistemas electroprodutores. Apresentam-se medidas de gestão ativa da procura e debate-se a noção de carga líquida. Um particular destaque é conferido aos prosumers, ao seu papel e à sua ação na disciplina que irão progressivamente trazer ao sistema como um todo. O livro encerra com uma reflexão sobre a energia num novo amanhã sustentável. Este é pois um livro com energia!

A sessão, de entrada livre, contará com a participação de Arminda do Paço (presidente do DGE), Jorge Antunes (ENERAREA), Lígia Pinto (Universidade do Minho), José Alberto Fuinhas (diretor de curso do 2.º Ciclo/Mestrado em Economia da UBI) e do autor, António Cardoso Marques.

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Data da última atualização: 2018-05-14