3. Exposição + Sessão Pública Memorial às Vítimas dos Incêndios de Pedrogão Grande

Exposição + Sessão Pública Memorial às Vítimas dos Incêndios de Pedrogão Grande

A partir das 11h00, na Sala 9.24.

De 06 a 25 de junho de 2018

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior recebe esta quarta-feira, dia 6 de junho, a “Exposição + Sessão Pública Memorial às Vítimas dos Incêndios de Pedrogão Grande”. A sessão acontece na Sala 9.24, a partir das 11h00.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Projeto I-2, do Mestrado Integrado em Arquitetura da UBI, e propõe uma reflexão acerca do tema da memória, em contexto pós-catástrofe, na sequência dos incêndios de 17 de Junho de 2017 nos concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra e de 15 de Outubro, na Guarda, Fornos de Algodres, Seia, Oliveira do Hospital, Lousã, Poiares e muitos municípios da Beira Alta e Interior.

Neste sentido, o trabalho foi abordado em parceria com a Câmara Municipal de Castanheira de Pera, tendo sido colocados aos alunos, colocados os seguintes objetivos:
▪ Compreender a importância do projecto em consonância com os interesses reais dos seus destinatários e do contacto efetivo com os territórios físicos e sociais;
▪ Propor estratégias criativas para a resolução dos problemas formulados pelos clientes, neste caso a Câmara Municipal de Castanheira de Pera;
▪ Em termos das soluções arquitetónicas, justificar a implantação no território e os diálogos com a envolvente naturalizada e construída;
▪ Procurar soluções de organização espacial simples e explorar dimensões tais como a forma arquitetónica, a luz e a sombra e a utilização fundamentada dos materiais;
▪ Compreender a importância de uma eficaz representação e comunicação das ideias, de forma a fazer chegar o projeto a públicos diversificado (não apenas da área da arquitetura).

No fim do exercício será realizada uma exposição com os resultados dos trabalhos e uma sessão pública de apresentação dos mesmos e posterior debate sobre as temáticas levantadas ao longo do seu desenvolvimento.

O júri será interdisciplinar e composto por Alda das Neves (presidente da Câmara de Castanheira de Pêra, Luís Caetano (vice-presidente da CCDRC), Catarina Guimarães (psicóloga e docente do Departamento de Psicologia e Educação da UBI), Maria Marques (antropóloga e elemento da Associação Beira Serra – Covilhã) e José Neves Das (arquiteto e diretor do Mestrado Integrado em Arquitetura da UBI).

Data da última atualização: 2018-06-05