3. Festival da Cherovia

Festival da Cherovia

Certame junta cultura, animação e gastronomia no Centro histórico da Covilhã até domingo, dia 23 de setembro.

De 21 a 23 de setembro de 2018

A cherovia volta a ser o elemento central da animação que vai percorrer o centro histórico da Covilhã até domingo, dia 23 de setembro. Para a edição deste ano do Festival da Cherovia são muitas as novidades: a abertura de mais espaços, num total de 70 – de restauração, artesanato, espaços de criatividade e inovação, artísticos e culturais –; um maior número de associações presentes; novos trabalhos de arte urbana para visitar; um novo espaço de exposição e cultura na Casa dos Magistrados; e o concerto “Fragmentos Sonoros”, no Pelourinho, na sexta-feira (21 de setembro) à noite.

O festival decorre na zona histórica da cidade da Covilhã, com entrada livre. Começa na cisterna e janela manuelina, toda a zona da igreja de Santa Maria, muralha do antigo castelo da Covilhã, Portas de Sol, passando pela casa das morgadas do século XVIII, e subindo ao Largo da Sr.ª do Rorário. Um vasto programa com os artistas da nossa terra e os sons da tradição, bem como o 23.º encontro nacional de Folclore que juntará 5 ranchos numa parceria com o Grupo Vitória de Santo António. Por outro lado, a parceira com a AAUBI leva também os estudantes da UBI na primeira noite do festival, quinta-feira a noite académica por tradição.

O Festival da Cherovia é uma organização da Banda da Covilhã, Associação Cultural Desertuna e a Câmara Municipal da Covilhã.

PALCO CHEROVIA – Atrás da Câmara
PALCO Sr.ª do ROSÁRIO – Largo da Sr.ª Do Rosário
PALCO da MURALHA – Rua Portas de Sol (programa próprio)
PALCO Stª MARIA – Frente à Igreja St.ª Maria

Sexta-Feira | 21 de Setembro
19h00 - Abertura das Tasquinhas
20h00 – Bombos: “Gaiteiros e Trovadores”
21h00 - Welcome Erasmus by ESN Party
21h00 – Visita guiada pela ASTA - Praça do Município - Centro Histórico - Praça do Município
22h00 – Concerto “Fragmentos Sonoros” de Tiago Pereira Palco Multimédia - Praça do Município
22h00 – “Passa Calles” – Tunas: Encantatuna - Tuna Académica Feminina da Ubi; Tuna-MUs - Tuna Médica da Universidade da Beira Interior e Tuna Académica da Guarda - Copituna d’Oppidana
22h30 – Atuação das Tunas - Palco Srª do Rosário
23h00 – Palco Cherovia: Glória FlamenCovilhã
Grupo de Cantares da Pousadinha
Grupo de Danças e Cantares da Vila do Carvalho
                              Rancho Folclórico Coração de Maria do Ferro
23h30 – Animação de Rua - As concertinas do Virgílio - Manta de Ourelos
01h00 -Música ao Vivo c/ Boa Onda – Palco Sr.ª do Rosário
01h00 - Arraial Popular c/ Gonçalo Santos - Palco Cherovia

Sábado | 22 de Setembro
14h00 - Abertura das Tasquinhas
15h00 – Animação de Rua
15h00 - Tarde Infantil - Izi Fun com Insufláveis - Largo Srª do Rosário
15h30 - Encontro de Grupos de Dança Juvenis - Palco Srªa do Rosário
Enigma (Ferro); Megadance (Atalaia); Dança em Movimento (GIR Rodrigo); JazzMelo; Crazy Girls (Bouça); POP Dance (Grande Roda – Teixoso) e Super Star (Tortosendo)
16h00 - Grupo de Cantares A Lã e a Neve - Palco Cherovia
18h00 – Desfile – Banda da Covilhã
19h00 - Ana Saraiva e Tiago Santos – Sala dos Continentes – Casa das Morgadas (PCP)
20h30 – Bombos do Paúl
21h00 - 23º Festival de Folclore-Parceria e Org. Grupo Santo António – Desfile: Rancho Folclórico Vitória de Santo António-Covilhã; Rancho Folclórico de Fafe-Fafe; Rancho Folclórico Os Fazendeiros da Barra Cheia e Arredores-Moita; Rancho Folclórico de São Martinho de Escapães- Santa Maria da Feira e Rancho Folclórico e Cultural Eradense-Erada.
21h30 – Atuação dos Ranchos - Palco Cherovia
22h00 - Grupo de Concertinas da Covilhã - Palco Srª do Rosário
00h00 - Arraial Popular c/ Virgílio Faleiro - Palco Cherovia
00h00 - Música ao Vivo c/ Projeto “Rosa Negra Band” - Palco Srª do Rosário

Domingo | 23 de Setembro
15h00 - Abertura das Tasquinhas
15h00 – Grupo de Danças e Cantares do Paul (Bombos + Danças e Cantares)
15h00 – Tuna Académica
16h00 – Concursos – Largo atrás da câmara
17h00 - Arraial Popular c/Luís e Ilda - Palco Cherovia
18h30 - Resultados dos Concursos – Palco Cherovia
19h00 – Homenagens
20h00 - Encerramento do Festival

Durante o FESTIVAL
Exposição Ofícios Antigos da Covilhã – Rua 6 Setembro frente à ASTA
Carro promocional do Festival – Frente Igreja Santa Maria
Circuito de Arte URBANA – Wool
Monumentos: Sala dos Continentes – sede do PCP, Igreja de Santa Maria, Casa dos Magistrados, Muralhas, Relógio de Sol, Cisterna
Casa Leão – 2ª Casa comercial mais antiga do país.
Life Cooking – Forma Tradicional
Tasquinhas com variados e diversos pratos de cherovia e artesanato
Vários espaços que estavam devolutos e que se abrem param a criatividade gastronómica e mostra de artesanato.
Espaço ASTA – Espaço Tentadora - Espaço 5
Espaço Miguel Gigante e Criativos – Rua 6 de Setembro N61 e 63