3. Palavra de Cassandra - Breve Curso de Escrita Criativa

Palavra de Cassandra - Breve Curso de Escrita Criativa

Sessões na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e no New Hand Lab.

De 26 a 27 de outubro de 2018

Com o objetivo de diversificar a sua formação, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior oferece aos seus alunos, professores e funcionários, bem como a toda a comunidade, uma oficina laboratorial de escrita criativa, com sessões de orientação e criação, debates e documentários, denominada “Palavra de Cassandra – Breve curso de escrita criativa”. A atividade vai decorrer na sala 7.07 da FCSH no dia 26 de outubro, entre as 14h00 e as 18h00. Já no dia seguinte, 27 de outubro, os trabalhos vão ter lugar nas instalações do New Hand Lab, das 10h00 às 17h00. Graça Capinha (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Feliciano de Mira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior) e Nuno Amaral Jerónimo (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior) conduzirão as sessões de trabalho.

A inscrição, exclusivamente online, deve ser feita até 25 de outubro e tem o custo de 30 euros para o público em geral e de 20 euros para os estudantes da UBI e inclui o almoço no dia 27 de outubro, no New Hand Lab e a entrada no Festival ContraDança nos dias 26 e 27. O número mínimo de participantes para funcionamento é de 10 e o número máximo é 20.

O programa destes dois dias tem a parceria do New Hand Lab, Câmara Municipal da Covilhã e Oficina do Espírito.

Programa detalhado

Sessões de trabalho
“Sejamos disráficos! A malformação na escrita”, por Graça Capinha
“Caligrafónics – Poéticas Improvisadas”, por Feliciano de Mira
“Olha que a sopa de letras arrefece”, por Nuno Amaral Jerónimo

Documentário
“O Não-Dito, o Interdito e o Inaudito. Escrita Criativa e as Novas Poéticas da Resistência (1990-2010)”, de Graça Capinha e Feliciano de Mira

Videogramas
“Sem Vocais nem Consonantes” e “A Maquinária”, de Feliciano de Mira

Festival ContraDança (incluído na inscrição)
“Magma”, de Flávio Rodrigues
“A Deriva dos Olhos”, de Bruno Senune
“A minha família está na minha mala”, de Sara Nalbandyan e Narine Grigoryan

Visita à arte urbana da Covilhã
Projecto Wool

Almoço
Dia 27 - New Hand Lab – com performances de stand up e neo-cantar

Apresentação de livros (org. CMC/BM)
Beau Fleuve, Literatura de Viagem (Palimage, 2018), de Graça Capinha
Camponesa com Cabeça de Deus ao Colo, de Feliciano de Mira
Hotel Siesta, de Feliciano de Mira
Apresentação de Gabriel Magalhães

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2018-10-24