3. Candidaturas: Prémio Eduardo Lourenço

Candidaturas: Prémio Eduardo Lourenço

Galardão destina-se a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

De 12 de fevereiro a 04 de abril de 2019

Fora da UBI

Estão abertas as candidaturas para a 15.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda. Até 4 de abril, qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura ao galardão criado para premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

O Prémio Eduardo Lourenço, no montante de 7.500 euros, será atribuído por um júri constituído pelos membros da direção do CEI (reitores das Universidades de Coimbra e de Salamanca e do presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito elementos (representantes das Comissões Executiva e Científica do CEI e quatro personalidades convidadas pela direção).

O galardão é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal da Guarda, as universidades de Coimbra e de Salamanca (Espanha) e do Instituto Politécnico da Guarda.

O prémio com o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.

Nas edições anteriores receberam o Prémio Eduardo Lourenço a professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de direito penal Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina, Mia Couto, Agustina Bessa Luís, Luís Sepúlveda e Basilio Lousada Castro, o teólogo José María Martín Patino, os professores e investigadores Jerónimo Pizarro e Antonio Sáez Delgado e o jornalista e escritor Fernando Paulouro das Neves.

Regulamento do Prémio Eduardo Lourenço 2019

Data da última atualização: 2019-02-12