3. Encontro de antigos alunos UBI | ALUMNI - 40 anos depois – 2020

Encontro de antigos alunos UBI | ALUMNI - 40 anos depois – 2020

O evento vai recordar os momentos vividos na instituição pelos antigos alunos e dar a conhecer a UBI atual. Tem inscrições até dia 25 de fevereiro, que podem ser feitas online, por todos os estudantes que passaram pelo Ensino Superior/Universitário, na Covilhã.

29 de fevereiro de 2020

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe mais uma edição do Encontro de Antigos Alunos, que pretende evocar os 45 anos de Ensino Superior na Covilhã e os momentos vividos pelos estudantes que ingressaram no Ensino Superior e Universitário na cidade. O convívio, que é aberto aos antigos estudantes, docentes e colaboradores, é transversal a todas as gerações de “ubianos”. Está agendado para dia 29 de fevereiro (sábado).

O Encontro Alumni é organizado com o apoio do Reitor da UBI e vai recordar o ambiente vivido na Universidade da Beira Interior e nas duas instituições que a antecederam: o Instituto Politécnico da Covilhã e o Instituto Universitário da Beira Interior. Outro dos objetivos dos promotores é valorizar o esforço, a visão e a persistência dos seus responsáveis que contribuíram para construir a instituição que hoje existe, e que deu os seus primeiros passos em 17 de fevereiro de 1975.

Este ano, os participantes são convidados a conhecer a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o ponto de partida do Encontro, às 10h00. Segue-se uma Celebração Eucarística na Capela de São Martinho, antes do almoço que decorre na Faculdade de Engenharia. Há ainda a projeção de imagens “Memórias da UBI”, entrega de pins/diplomas, visita a exposições e a possibilidade de assistir ao Festival de Tunas.

As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro, devendo os interessados remeter comprovativo de inscrição (disponível aqui), ficha e pagamento via e-mail para alumni@ubi.pt podendo quaisquer informações ser obtidas pelo telefone 275 242 016 (Gabinete Alumni) ou junto da Comissão Organizadora.

Comissão Organizadora (estudantes do ano letivo de 1981/82): Carlos Manuel Melro Petrica (962 604 794), Silvério Manuel Prata Correia (927 520 926), José Manuel Fernandes Rodrigues (966 649 570), Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa (965 090 194).

10h00 | Visita guiada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
(Estacionamento no local)
12h00 | Celebração Eucarística (Capela de São Martinho)
(Estacionamento do parque dos aviões)
13h00 | Almoço (UBI – Polo I: Refeitório dos SASUBI na Faculdade de Engenharia) (ver Ementa)
– Projeção de imagens “Memórias da UBI”
– Confraternização
– Entrega de Pin/Diploma (primeira participação)
– Momento Musical (EncantaTuna – Tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Interior)
16h00 | Bolo Comemorativo/Confraternização
16h30 | Visita – Exposições/Outras atividades
– “Desenhos da Vida”, da Associação Luzlinar (Real Fábrica Veiga)
– Fabricarte by Ana Almeida (New Hand Lab)
21h00 | Festival de Tunas Masculinas: TOKUSKOPOS (Faculdade de Ciências da Saúde)

Outras iniciativas do Encontro Alumni

Mostra “UBI|ALUMNI - Onde estás? Onde estiveste? / Quem somos? Quem fomos?“
No âmbito do evento “40 Anos depois” pretende-se com o regresso dos Alumni à instituição, além de um são convívio, contribuir para manter e/ou reatar uma relação pessoal e afetiva, por vezes perdida com a instituição e, com esta iniciativa, dar continuação à promoção junto da comunidade UBIana das empresas/instituições em que os Alumni desenvolvem ou desenvolveram a sua atividade, produtos e/ou serviços oferecidos.

Participação na Mostra

“Memórias da UBI”
A Universidade da Beira Interior, através do Museu de Lanifícios, tem por objetivo constituir um fundo documental histórico que preserve as suas memórias, cujas raízes remontam ao Instituto Politécnico da Covilhã, instituído em 1973.

No âmbito do evento “40 anos depois”, foi iniciado em 2018 pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, centro responsável pela conservação dos acervos documentais, o projeto coletivo “Memórias da UBI”, o qual requer a participação do público em geral e, em especial, de todos os que passaram pela instituição ou a têm como referência e que terão muitas histórias para contar através de imagens que ainda conservam.

Assim, apela-se ao público em geral, e em especial aos Alumni, que contribuam para este projeto de reconstituição das “Memórias da UBI” com a doação ou depósito de documentos textuais ou iconográficos (cartazes, fotografias, em positivo ou negativo, ilustrações, entre muitos outros registos de imagens), que deverão ser entregues no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior. A entrega em formato digital após preenchimento de questionário é submetida para o email muslan@ubi.pt

Inquérito “Memórias da UBI”

Data da última atualização: 2020-02-17