Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Formação “Avaliação e Aprendizagem em Contextos Digitais: Análise e Desenho de práticas”

Formação “Avaliação e Aprendizagem em Contextos Digitais: Análise e Desenho de práticas”

Sessão decorre em modelo online e destina-se ao corpo docente da UBI.

  28 de outubro de 2020  

Realiza-se no dia 28 de outubro (quarta-feira), pelas 10h30, a segunda de duas sessões de formação online sobre “Avaliação e Aprendizagem em Contextos Digitais”, ministradas por Lúcia Amante, docente do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta.

Estas sessões, organizadas pelo Gabinete da Qualidade e Vice-Reitoria para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais da Universidade da Beira Interior em resposta à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre ferramentas e boas práticas no Ensino a Distância, destinam-se ao corpo docente da UBI.

Durante esta segunda sessão de formação, subordinada à Análise e Desenho de Práticas, procurar-se-á, partindo de situações concretas de avaliação apresentadas pelos participantes ao longo da primeira sessão de formação – que teve lugar a 21 de outubro, sob o título Avaliação e Aprendizagem em Contextos Digitais: Conceitos e Fundamentos – analisar as práticas avaliativas à luz da perspetiva da cultura da avaliação, designadamente das dimensões do Modelo PrACT.

Serão também analisados diferentes tipos de feedback, fornecidos pelos professores aos estudantes em contexto real. Com base na análise do conjunto de casos partilhado pelo grupo, serão apresentadas propostas e pistas de redesenho de práticas de avaliação em contexto digital, tendo em vista torná-las mais transparentes, autênticas, consistentes, significativas e sustentáveis, com o objetivo de promover a qualidade destas práticas.

Dado o especial interesse demonstrado pela realização desta ação de formação, patente no elevado número de inscrições, o Gabinete da Qualidade tenciona organizar uma segunda edição, a divulgar oportunamente em Programa de Formações de Docentes.


Data última atualização: 2020-10-27

Data da última atualização: 2020-10-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.