3. “+ Ativo | Vida +” – Programa de envelhecimento ativo

“+ Ativo | Vida +” – Programa de envelhecimento ativo

•   14 de outubro de 2013

O Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Universidade da Beira Interior tem vindo a desenvolver o Programa “+ATIVO|VIDA+”, programa de exercício físico para idosos de promoção do envelhecimento ativo, de modo a possibilitar a continuidade da participação na vida social, cultural e cívica desta população.

Ficheiro com o nome: mais_ativo_mais_vida

O programa consiste em duas sessões/semana (cerca de 1H/sessão), onde são realizados um conjunto de exercícios que privilegiam as componentes físicas, como o equilíbrio, a força, a flexibilidade e a resistência, mas também são realizadas situações dinâmicas que potenciam a interação social e a estimulação cognitiva dos idosos. No ano passado o programa decorreu no Centro Paroquial e assistencial de Caria (Belmonte) (http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=653137&tm=8&layout=122&visual=61) e neste ano letivo será desenvolvido nos lares de São José e da Santa Casa da Misericórdia (Covilhã) procurando abranger um total de cerca de 70 idosos.

O programa “+ATIVO|VIDA+” tem a coordenação cientifico-pedagógica de Rui Brás, Dulce Esteves e Kelly O´Hara, docentes do DCD. A orientação é da responsabilidade de mestres e licenciados em Ciências do Desporto formados na UBI e conta, igualmente, com a participação de alunos finalistas da licenciatura em Ciências do Desporto. Da experiencia anterior são expectáveis resultados positivos no que concerne à melhoria da aptidão física funcional dos idosos e melhoria nos níveis de autoestima e confiança pessoal, contribuindo para um melhor bem-estar e qualidade de vida dos idosos.

Nota: esta atividade é exclusiva do Departamento.

Fonte: Departamento de Ciências do Desporto e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Data da última atualização: 2013-10-14