Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. CICS-UBI com avanços no Cancro da Próstata

CICS-UBI com avanços no Cancro da Próstata

  • NOTÍCIA
  •   23 de junho de 2015  

Uma equipa do CICS-UBI, liderada pela docente Sílvia Socorro, está a desenvolver um estudo referente ao papel dos esteróides sexuais masculinos, conhecidos como androgénios, na regulação do metabolismo das células de cancro da próstata, o que pode contribuir para a definição de novas abordagens terapêuticas. O estudo foi publicado recentemente no Journal of Cancer Research and Clinical Oncology.

Ficheiro com o nome: SSocorro

 

O presente estudo permitiu estabelecer os androgénios como moduladores da expressão de genes fundamentais para o controlo da entrada de glucose nas células, bem como para a sua metabolização e utilização na produção de lactato. Os androgénios estimularam ainda o efluxo de lactato pelas células tumorais, uma característica associada à progressão do cancro para estados mais agressivos. A reprogramação metabólica que é evidenciada neste trabalho em resposta ao tratamento com os androgénios teve igualmente um efeito importante no aumento da sobrevivência e proliferação das células tumorais, o que pode representar um aspeto fulcral no desenvolvimento e progressão do cancro da próstata.

De acordo com os resultados da investigação, os androgénios têm um papel importante na reprogramação do metabolismo das células  tumorais, aumentando a sua proliferação e sobrevivência. Estes dados permitem conceptualizar um conjunto de novas abordagens terapêuticas para o tratamento e regressão do cancro da próstata, através do controlo da ação dos androgénios e do metabolismo. 

Data da última atualização: 2015-06-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.