3. UBI integra U-Multirank pelo segundo ano consecutivo

UBI integra U-Multirank pelo segundo ano consecutivo

•   04 de abril de 2016

O estudo realizado por um consórcio independente alemão e holandês dá boa nota ao prazo de conclusão dos mestrados na UBI.

Ficheiro com o nome: umultirank

A Universidade da Beira Interior (UBI) integra pelo segundo ano consecutivo o estudo internacional U-Multirank, onde alcança nota positiva no item que avalia o tempo de finalização dos cursos de 2.º Ciclo/Mestrado. Este parâmetro inclui-se no critério “Ensino e Aprendizagem”, um dos cinco analisados pelos promotores do estudo. Nos restantes – “Investigação”; “Transferência de Conhecimento”; “Internacionalização” e “Ligação à Região” –, a UBI consegue classificações dentro da média das cerca de 1.300 universidades que integraram o estudo.

Uma das novidades da atual edição, cujos resultados foram conhecidos hoje, é a possibilidade de consultar os dados gerais de cada universidade participante, além das áreas científicas escolhidas para este ano. A UBI foi avaliada nos 1.º e 2.º ciclos de Bioquímica e Biotecnologia (cursos da Faculdade de Ciências), o 1.º Ciclo de Sociologia e o 2.º Ciclo de Exclusão e Políticas Sociais, ambos da área de Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Apesar da designação, o U-Multirank permite conhecer as instituições avaliadas, as suas potencialidades e pontos onde é possível melhorar, mais do que fazer uma classificação de cada uma delas. “Trata-se de uma informação que fica disponível para a instituição, para que a comunidade académica possa fazer a sua análise. Da mesma forma, os estudantes poderão saber em que aspetos a UBI é mais forte e ajustada àquilo que procuram numa instituição de Ensino Superior”, explica Paulo Moniz, vice-reitor para Área da Investigação.

O estudo internacional U-Multirank é realizado com o apoio da Comissão Europeia e desenvolvido por um consórcio independente liderado pelo Centre for Higher Education (CHE), da Alemanha, o Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), da University of Twente and the Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Leiden University, ambos da Alemanha. A análise é multidimensional, comparando a performance das instituições em diversas atividades.

Estudo U-Multirank

•   UBI