3. Gulbenkian publica livro infantil de doutoranda da UBI

Gulbenkian publica livro infantil de doutoranda da UBI

•   20 de maio de 2016

Vanessa Mendes Martins conquistou em novembro o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian. O conto “Tiago o colecionador quase nuvem” passou agora a livro.

Ficheiro com o nome: VanessaMartins

Depois de ficar em primeiro lugar na 8.ª edição do Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian, o conto “Tiago o colecionador quase nuvem” está já disponível nas livrarias, com o mesmo título. A autora do livro é Vanessa Mendes Martins, estudante do 3.º Ciclo em Filosofia na Universidade da Beira Interior (UBI), que criou uma história para crianças, mas escrita para agradar a todas as idades.

Na obra apresentada a 17 de maio, em Lisboa, o conto é acompanhado pelas ilustrações de Marta Madureira. Ao longo de quase meia centena as páginas conta-se o percurso de Tiago, uma criança à descoberta da magia das coleções. “Desde malmequeres que são aldeias minúsculas até velas ginastas, o Tiago saltita por entre as suas imaginações. Um dia, por entre amores e amuos, o tio mostra-lhe a importância das coleções. Começa assim a aventura de um cabeça no ar, quase nuvem, na descoberta da coleção perfeita”, refere a sinopse.

Agora, com a edição publicada pela Abysmo nas mãos, a licenciada e mestre em Filosofia pela UBI confessa que se trata de “um motivo de grande orgulho”. “É muito bom que, numa altura em que os mais novos estão voltados para as novas tecnologias, ainda se publiquem livros que podem ajudar as crianças a sonhar”, acrescenta.

A autora da história aprova as ilustrações da portuense Marta Madureira, descritas como “leves e capazes de estimular a imaginação”, aquilo que no fundo está na base do conto.

Vanessa Martins, natural da vila do Tortosendo, tem 30 anos e licenciou-se em Filosofia, na UBI. Em 2009 e 2011 concluiu, respetivamente, os mestrados em “Ética e Política” e “Ensino da Filosofia no Ensino Secundário”. Atualmente realiza oficinas de filosofia para crianças, ocupando-se ainda da investigação de 3.º Ciclo, onde aborda a intersubjetividade na ligação entre filosofia e literatura do francês Jean-Paul Sartre.

•   UBI
Data da última atualização: 2016-05-20