3. Universidades portuguesas e espanholas aprofundam cooperação

Universidades portuguesas e espanholas aprofundam cooperação

•   20 de maio de 2016

As mais de 20 instituições da Conferência de Reitores do Sudoeste da Europa reuniram na UBI, onde anunciaram o alargamento de intercâmbio e vontade de ajudar a desenvolver as suas regiões.

Ficheiro com o nome: reuniao_crusoe

Aprofundar a cooperação e o desenvolvimento de projetos comuns que contribuam para o crescimento das regiões onde se inserem foram os objetivos avançados pelos responsáveis das cerca de duas dezenas de instituições de Ensino Superior portuguesas e espanholas reunidas na Universidade da Beira Interior (UBI).

O VI Plenário da Conferência de Reitores do Sudoeste da Europa (CRUSOE), que teve lugar esta sexta-feira, dia 20 de maio, na Covilhã, anunciou o alargamento da rede de intercâmbio de docentes alunos e investigadores e a intenção de colaborar com os governos regionais no aproveitamento de fundos comunitários que ajudem a desenvolver as zonas em que se inserem.

Criada em 2011, a CRUSOE integra cerca de duas dezenas de universidades e politécnicos portugueses e espanhóis de cinco regiões: zona Norte e Centro de Portugal, Astúrias, Castela e Leão e Galiza, de Espanha. No total, abrange uma comunidade académica de cerca de meio milhão de pessoas.

É a toda esta macrorregião que está em vias de ser alargado o Programa IACOBUS que apoia o intercâmbio entre docentes, investigadores, pessoal administrativo e de serviços e que abrangeu nos últimos dois anos apenas as instituições da Galiza e Norte de Portugal.

O aprofundamento de relações foi, de resto, a ideia forte deixada no final da região por Salustiano Mato de la Iglesia, reitor da Universidade de Vigo que preside à rede CRUSOE.

O organismo pretende colaborar com os responsáveis políticos das cinco regiões para apostar num programa que contribua para o desenvolvimento, de acordo com os reptos lançados pelo atual quadro comunitário. “Com o talento e a capacidade das universidades, trabalharemos para resolver problemas que temos em comum”, disse o reitor da Universidade de Vigo. A ideia é avançar com uma cooperação macrorregional que contribua para ajudar os “governos a ter mais força para multiplicar os recursos europeus destinados às cinco regiões”.

No que toca a fundos comunitários, a rede CRUSOE espera a aprovação de duas candidaturas. Do projeto “Imaxima!”, que se destina a pôr em marcha uma plataforma de comunicação rápida e aberta a toda a comunidade investigadora da rede e que representa um investimento de quatro milhões de euros. O outro designa-se de PIVOT e, com um montante 1,5 milhões de euros, servirá para apoiar empreendedorismo dentro das academias.

Fazem parte da rede CRUSOE as universidades portuguesas de Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Minho, Porto, Trás-o-Montes e Alto Douro; as universidades espanholas de Ávila, Burgos Corunha, Leão, Europeia Miguel de Cervantes Oviedo, Pontifícia de Salamanca, Universidade de Salamanca, Santiago de Compostela, Valhadolid e Vigo. Universidade Europeia e os institutos politécnicos de Bragança, Cavado e Vale do Ave, Porto e Viana do Castelo, também integram a rede.

•   UBI
Data da última atualização: 2016-05-20