Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. HFighter Game: UBI desenvolve jogo sobre direitos de propriedade intelectual

HFighter Game: UBI desenvolve jogo sobre direitos de propriedade intelectual

  • NOTÍCIA
  •   22 de agosto de 2016  

A aplicação está disponível para download gratuito nas lojas da Google e Apple.

Ficheiro com o nome: hackerfighter

 

Hacker Fighter, ou Hfighter, é a designação de um jogo para smartphones e tablets integralmente desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), através do qual se pretende mostrar, de uma forma lúdica e divertida, a importância do respeito pela propriedade intelectual e seus direitos. A aplicação está já disponível para download gratuito na Google Play (Android) e na Apple Store (iOS).
 
Tendo como público-alvo todos os utilizadores de dispositivos móveis, em particular os jovens, o jogo HFighter desafia cada jogador a controlar um grupo de cientistas a quem foi roubada uma coleção de direitos de propriedade intelectual e cujo objetivo é recuperá-los. Os desafios de cada uma das ilhas têm um objetivo educativo e incluem a resolução de mini-jogos relacionados com o tema de cada ilha (passar de nível) e a resposta a questões relacionadas com a propriedade intelectual (bónus).


Todas as ações do jogo se desenrolam num cenário de aventura que envolve cientistas, piratas e ilhas com os apropriados nomes de Ilha das Invenções, Ilha das Marcas, Ilha do Design e Ilha dos Direitos de Autor, abarcando assim as principais áreas onde ocorrem os maiores atropelos à violação dos direitos de propriedade intelectual.
 
O projeto intitulado “Hacker Fighter - Game-based approach to fight piracy and counterfeiting” foi financiado pelo European Union Intelectual Property Office (EUIPO) e teve início a 1 de setembro de 2015, finalizando em outubro próximo.
 
A equipa do projeto, coordenado pelo vice-reitor da UBI, Mário Raposo, integra elementos do Departamento de Informática e do Gabinete de Inovação e Desenvolvimento da UBI e pretende, através do desenvolvimento e disseminação do jogo, alertar os jovens para os malefícios da apropriação indevida de direitos de propriedade intelectual, um problema cuja dimensão tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos.
 
Mais informação
Facebook
Twitter

Download gratuito: AndroidiOS

  •   UBI
Data da última atualização: 2016-08-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.