3. Projeto U-Bike disponibiliza cem bicicletas elétricas à UBI

Projeto U-Bike disponibiliza cem bicicletas elétricas à UBI

•   09 de setembro de 2016

A UBI é uma das instituições de Ensino Superior participantes do projeto que pretende incentivar uma mobilidade mais sustentável.

Ficheiro com o nome: u-bike

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai disponibilizar à comunidade académica cem bicicletas elétricas para promover a mobilidade urbana sustentável e contribuir para um ambiente mais limpo, através da redução das emissões de carbono. Este é o resultado da candidatura da UBI ao projeto U-Bike, que é financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e no qual então envolvidas outras 14 instituições de Ensino Superior nacionais.

A aprovação da Operação UBI permite o financiamento para aquisição inicial de cem bicicletas elétricas e construção de docas junto aos polos da Universidade, com capacidade para o carregamento de grande parte das bicicletas. Serão também instalados postos de amarração em todas as faculdades.

De acordo com os propósitos da UBI, apresentados na candidatura ao projeto que entra em execução este mês e se prolonga até setembro de 2018, pretende-se, de um modo geral, alterar comportamentos relativos às opções de mobilidade na comunidade académica, através da promoção de uma mobilidade ciclável. Ao mesmo tempo, pretende-se contribuir para a adopção de hábitos de mobilidade sustentáveis, em detrimento do uso do transporte individual motorizado.

A aplicação do projeto U-Bike tem na zona de influência da UBI uma relevância acrescida pela orografia e expansão fragmentada da cidade. Justifica-se ainda pelas medidas levadas a efeito na cidade, pela UBI e outras entidades, que procuram a promoção de alternativas ao transporte em automóvel individual, além de ações de sensibilização e promoção de hábitos saudáveis.

A UBI entra assim num programa que, a nível nacional, envolve universidades e institutos politécnicos, representando um investimento que ultrapassa os seis milhões de euros.

Data da última atualização: 2016-09-09