3. UBI inaugura "Laboratório Celtejo"

UBI inaugura "Laboratório Celtejo"

•   19 de outubro de 2016

A parceria estabelecida entre a UBI e a empresa vai aprofundar-se, no âmbito de um protocolo que deu origem a melhorias nos laboratórios da academia.

Ficheiro com o nome: CELTEJO

Um dos laboratórios de Ciência e Tecnologia do Papel, do Departamento de Química da Universidade da Beira Interior (UBI), recebe a partir de sexta-feira, dia 21 de outubro, a designação de “Laboratório Celtejo”.

Trata-se de mais um passo da já longa parceria que a academia mantém com a empresa. Esta unidade situada em Vila Velha de Ródão financiou melhorias no isolamento térmico dos espaços de investigação, que poderá agora usar como laboratório de apoio daquele que detém na sua unidade de produção.

A empresa do grupo Altri que se dedica há cerca de 50 anos à produção de pasta de papel terá a possibilidade de utilizar as instalações da UBI para fazer análises, por exemplo, às matérias-primas ou ao produto final, beneficiando dos equipamentos e conhecimento científico acumulado na UBI, ao longo dos anos.

O Departamento de Química tem mais de 20 anos de existência e, além do ensino e investigação, tem um longo historial de serviços prestados à comunidade na qual está inserido. Além da utilização do Laboratório, a empresa terá o apoio científico de investigadores da UBI, com a coordenação do docente e investigador Rogério Simões.

Os termos da cooperação estão incluídos num protocolo que foi assinado em 2015 entre as duas entidades e que prevê que a empresa patrocine dois bolseiros de doutoramento que investiguem nas áreas da celulose, Papel e Ambiente da Universidade da Beira Interior e proporcione estágios a alunos finalistas nas suas instalações.
Data da última atualização: 2016-10-19