Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Especialistas debateram segurança e mercado de trabalho em Congresso Internacional da UBI

Especialistas debateram segurança e mercado de trabalho em Congresso Internacional da UBI

  7 de dezembro de 2016  

Img:

O International Congress On Safety And Labour Market (ICSLM 2016) decorreu durante dois dias na Faculdade de Engenharia.

A participação de oradores de relevância internacional e o debate em torno de questões fundamentais que se colocam atualmente ao mercado de trabalho marcaram os dois dias do International Congress On Safety And Labour Market (ICSLM 2016), que decorreu na Universidade da Beira Interior (UBI). O conjunto e variedade de intervenções e de temáticas abordadas, em termos científicos e técnicos, permitiu aos participantes adquirir novos conhecimentos e competências, além de apresentar novas facetas das problemáticas associadas à Segurança e Saúde no Trabalho e ao Mercado de Trabalho, dois temas que estão intrinsecamente relacionados.
 
Nota de destaque para a dinâmica das sessões plenárias que, no primeiro dia do ICSLM, a 24 de novembro, contaram com intervenções de responsáveis da Agência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA), da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA). No dia seguinte, deram o seu testemunho elementos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), escritórios de Lisboa e de Genebra, tendo-se seguido a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, com um interesse reforçado pela crescente necessidade de aprendizagem ao longo da vida.
 
Outro destaque do ICSLM 2016 foram as mesas redondas de ambos os dias, no dia 24 com responsáveis dos sectores relacionados com Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e de um conjunto de empresas de referência. Cada um destes descreveu as boas práticas em termos de SST seguidas nas suas empresas, tendo sido providenciado um conjunto de diretrizes de atuação para as empresas presentes na audiência. A mesa redonda do segundo dia contou com parceiros sociais, tendo sido apresentadas e discutidas várias vertentes e interpretações do caminho que têm seguido as leis relacionadas com o mercado de trabalho.
O congresso contou ainda com sessões paralelas de apresentação de comunicações científicas e workshops em várias temáticas do evento, na tarde do primeiro dia. Abordaram temas como os perigos e riscos oriundos da utilização de produtos químicos,  prescrições mínimas de segurança na utilização dos equipamentos de trabalho e transporte e utilização de mercadorias perigosas. Este período incluiu a apresentação de diferentes projetos agora finalizados ou que se encontram a decorrer, envolvendo ferramentas interativas de avaliação de riscos, métodos inovadores de ensino sobre questões de segurança ocupacional e qualificação de PME’s do setor agroalimentar pelo recurso às Tecnologias de Informação, Comunicação & Eletrónica (TICE). O objetivo é aumentar a produtividade e eficiência ao nível da prevenção de riscos no trabalho, eficiência energética e otimização de processos produtivos.
 
O International Congress On Safety And Labour Market foi uma organização conjunta da instituição com a AFTEBI - Associação para a Formação Tecnológica da Beira Interior, ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho e OIT - Organização Internacional do Trabalho.

Partilhar

Data da última atualização: 2016-12-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.