3. Artigo científico do CICS na lista dos mais lidos de 2016 em revista internacional

•   26 de janeiro de 2017

Publicação da área da Farmácia em destaque no “Journal of Managed Care & Specialty Pharmacy”.

Ficheiro com o nome: 20170126_farmacia

Um artigo de investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) foi o 9.º mais lido do ano de 2016, entre os publicados na revista científica internacional “Journal of Managed Care & Specialty Pharmacy”.

O trabalho intitulado “Pharmacist Interventions in the Management of Type 2 Diabetes Mellitus: A Systematic Review of Randomized Controlled Trials” é da autoria de Sarah Pousinho (Mestre em Ciências Farmacêuticas pela FCS-UBI e aluna de 3.º Ciclo em Ciências Farmacêuticas), Manuel Morgado (Professor Auxiliar Convidado da FCS-UBI), Amílcar Falcão (Professor Catedrático da Universidade de Coimbra) e Gilberto Alves (Professor Auxiliar da FCS-UBI e investigador do CICS-UBI).

A entrada no top-10 de leituras demonstra a relevância da investigação realizada no CICS e FCS. A revista onde foi publicado o trabalho é uma das mais conceituadas na área científica “Health Professionals”, ocupando a primeira posição na subcategoria “Pharmacy”, segundo métricas referentes a 2015 (IPP - Impact per publication; CWTS Journal Indicators: http://www.journalindicators.com/indicators).

No artigo “Pharmacist Interventions in the Management of Type 2 Diabetes Mellitus: A Systematic Review of Randomized Controlled Trials”, os investigadores analisam o papel que os farmacêuticos podem desempenhar enquanto elementos integrantes de equipas de prestação de cuidados de saúde, na gestão e acompanhamento de doentes.

Concluem que se poderá justificar, num futuro próximo, uma mudança de paradigma nos procedimentos e políticas a implementar na abordagem de diversas doenças crónicas, entre elas a diabetes mellitus tipo 2, cuja prevalência e incidência estão a crescer de forma preocupante a nível mundial e que centrou a atenção dos autores no estudo.

Data da última atualização: 2017-01-26