Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Atividades para a comunidade e investigadores no World Cancer Day na UBI

Atividades para a comunidade e investigadores no World Cancer Day na UBI

  • NOTÍCIA
  •   02 de fevereiro de 2017  

A organização do CICS, em parceria com o Departamento de Desporto, vai destacar a importância do exercício físico, da prevenção do cancro e analisar a investigação no âmbito desta doença.

Ficheiro com o nome: 20170202_world_cancer_day

 

O World Cancer Day é assinalado na sexta-feira, 3 de fevereiro, na Universidade da Beira Interior, com um conjunto de atividades promovidas pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), em parceria com o Departamento de Ciências do Desporto. O programa abrange três tipos de iniciativas que vão ao encontro da comunidade e dos especialistas que trabalham na área do cancro, para clarificar e desmistificar alguns dos conceitos associados à doença e apresentar estratégias inovadoras de prevenção e tratamento, algumas delas em intensa investigação atual.

As atividades começam com a Aula aberta do programa MAMA_MOVE (9h30), dinamizada pelo Departamento de Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A sessão pretende destacar a importância do exercício físico na recuperação de pacientes com cancro da mama.

Seguem-se, às 10h30, duas intervenções em escolas secundárias, onde serão abordados temas como “O cancro por(para) ‘miúdos’” e “O cancro do adulto previne-se em jovem”. Participam nas palestras docentes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que vão alertar para a importância da prevenção do cancro e de ter estilos de vida saudáveis.

Já de tarde, na FCS, a partir das 14h30, o Anfiteatro Amarelo é palco de quatro comunicações com investigadores da UBI e de outras instituições científicas nacionais. Vão ser exploradas estratégias de tratamento inovadoras, nomeadamente a terapia celular, terapia genética, “design” de pequenas moléculas e terapias combinadas.

Mais informação
  •   UBI
Data da última atualização: 2017-02-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.