Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Prémio Comité Olímpico de Portugal - Millennium bcp distingue sete elementos da UBI

Prémio Comité Olímpico de Portugal - Millennium bcp distingue sete elementos da UBI

  2017-02-06       UBI     Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Img:

Distinções alcançadas em todas as categorias do concurso.

Docentes e estudantes do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI) foram distinguidos nos Prémios de Investigação Ciências do Desporto COP | Fundação Millennium bcp 2016, com um primeiro lugar e três menções honrosas. A UBI foi, assim, a instituição de Ensino Superior em maior destaque, tendo alcançado quatro distinções em nove possíveis e abrangendo todas as categorias a concurso este ano.

Ricardo Ferraz, docente e investigador do CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, venceu a categoria “Treino Desportivo”, como primeiro autor do trabalho “Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de “pacing” durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais”, que tinha ainda o docente Mário Marques como coautor.

Quanto à categoria de “Psicologia e Pedagogia do Desporto”, o estudante de 3.º Ciclo/Doutoramento da UBI, Diogo Monteiro, recebeu uma das duas menções honrosas. Esta investigação, com o título “Abandono em Atletas Portugueses de Natação. Diferenças entre géneros e escalões competitivos e impacto nas intenções de voltar à prática”, tem como co-autor outro docente da UBI: Daniel Marinho.
 
Em “Medicina do Desporto”, outra das três categorias, as duas menções honrosas vieram para elementos da UBI. Pedro Antunes, mestre em Ciências do Desporto, recebeu uma delas, enquanto primeiro autor do trabalho “Avaliação dos efeitos de um programa de exercício físico na aptidão física e na qualidade de vida de sobreviventes de cancro da mama. Estudo piloto: Implementação do programa MAMA_MOVE”, que tem a co-autoria da docente Dulce Esteves. Recorde-se que o programa MAMA_MOVE foi já recomendado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
A outra menção honrosa foi entregue à investigação com o título “O transporte de cargas escolares”, que teve co-autoria dos docentes Daniel Marinho, Mário Marques  e Henrique Neiva.

Esta foi a 3.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, que recebeu em 2016 um total de 44 candidaturas. O Comité Olímpico de Portugal e a Fundação Millennium bcp atribuíram um primeiro prémio de 5.000€ em cada categoria, e duas menções honrosas. Os prémios foram entregues no dia 3 de fevereiro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, cerimónia onde esteve presente o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Partilhar

Data da última atualização: 2017-02-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.