Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. C-MAST com 1,4 milhões de euros para estudar produção de energia e novos materiais

C-MAST com 1,4 milhões de euros para estudar produção de energia e novos materiais

  • NOTÍCIA
  •   17 de fevereiro de 2017  

O projeto EMaDeS - Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável vai ter a duração de quatro anos.

Ficheiro com o nome: 20170217_cmast

 

O C-MAST - Centro de Ciências e Tecnologias da Engenharia Mecânica e Aeroespacial iniciou recentemente o projeto “EMaDeS - Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável”, que tem como objetivo contribuir com processos inovadores em áreas consideradas estratégicas para o país. O EMaDeS está dotado com um montante de 1,4 milhões de euros, apoiado por verbas comunitárias inscritas no Portugal 2020.
 
Com uma duração de quatro anos, envolverá uma parte significativa dos elementos da unidade de investigação instalada na Faculdade de Engenharia da UBI, para procurar soluções inovadoras no campo da produção de energia e novos materiais.
 
A equipa afeta ao EMaDeS terá como objetivos melhorar a produção de energia de forma sustentável e reduzir o seu consumo; trabalhar materiais nano-estruturados para aumentar o seu desempenho e durabilidade; e procurar introduzir inovação ao nível de processos e produtos, com vista à utilização racional dos recursos naturais.
 
São três as linhas de investigação, designadas “Melhoria da Eficiência Energética em Máquinas e Sistemas”; “Materiais Avançados”; e “Otimização do Produto e Inovação Tecnológica Incluindo Recursos Endógenos”. Tudo isto acompanhado de uma estratégia de Comunicação da Ciência, dirigida ao público académico, do tecido empresarial e grande público.
 
Para o desenvolvimento do EMaDeS, o C-MAST vai ter a colaboração de outras duas unidades de investigação: o FibEnTech - Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais, também sedeado na Faculdade de Engenharia; e o LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, da Faculdade de Artes e Letras.

Data da última atualização: 2017-02-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.