3. UBI no grupo fundador da Rede Nacional de Escolas Doutorais

UBI no grupo fundador da Rede Nacional de Escolas Doutorais

24 de fevereiro de 2017

•   UBI

Nove universidades portuguesas estabeleceram uma parceria que pretende contribuir para o aumento de qualidade dos programas doutorais.

A Universidade da Beira Interior (UBI) faz parte de um grupo de nove instituições de Ensino Superior portuguesas que criou a Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED). A estrutura pretende promover a melhoria da qualidade dos Programas de Doutoramento em Portugal, por via da definição conjunta de padrões de funcionamento e ensino e da criação de redes e programas doutorais conjuntos e em associação.

Além da UBI, estão envolvidas as universidades de Aveiro, Évora, Madeira, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Católica Portuguesa e Nova de Lisboa. Estes membros da RnED pretendem ainda reforçar a sua posição na formulação das políticas nacionais de educação e ciência, junto de entidades como a Direção Geral de Ensino Superior (DGES), a Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P).

A criação da Rede Nacional de Escolas Doutorais pretende ser uma resposta das instituições de Ensino Superior portuguesas ao contexto europeu e internacional, em que o enfoque tem sido colocado na criação de programas doutorais com referência a padrões de excelência e apostando na internacionalização e interdisciplinaridade dos seus conteúdos, com clara tendência para complementar uma formação sólida, em termos científicos e de investigação, com uma formação em competências transversais que possam contribuir para preparar os estudantes para um mercado de trabalho de alguma instabilidade e em permanente mutação.

Data da última atualização: 2017-02-24