3. José Ferreira Gomes eleito presidente do Conselho Geral da UBI

José Ferreira Gomes eleito presidente do Conselho Geral da UBI

•   06 de março de 2017

Ex-secretário de Estado do Ensino Superior votado na reunião em que tomaram posse as personalidades externas.

Ficheiro com o nome: conselhogeral

O Professor Catedrático Aposentado José Ferreira Gomes é o escolhido para presidir ao Conselho Geral (CG) da Universidade da Beira (UBI), enquanto João Paulo Catarino, coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, foi votado vice-presidente.

A eleição foi realizada na segunda-feira, 6 de março, na reunião que teve ainda em agenda a tomada de posse das personalidades externas que compõem o órgão, que será liderado pelo ex-secretário de Estado do Ensino Superior.

O novo presidente do CG assume que a função lhe confere uma “grande responsabilidade” e expressa o objetivo de “conhecer os problemas e as ambições da UBI, para colaborar na melhor resposta a dar”.

José Ferreira Gomes é aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi membro do Conselho Nacional de Educação e secretário de Estado do Ensino Superior (2013-2015).

Terá como vice-presidente João Paulo Catarino, atualmente coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, criada em 2016. Durante 11 anos, de 2005 a 2011, foi presidente da Câmara de Proença-a-Nova, função que acumulou com a presidência da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, entre os anos de 2013 e 2016.

O presidente e o vice-presidente do Conselho Geral da UBI têm de ser escolhidos obrigatoriamente entre as personalidades externas do órgão.

Deste grupo fazem parte Anselmo Crespo (subdiretor da rádio TSF), Carlos Coelho (CEO da Celtejo), João Carvalho (empresário dos setores têxtil e vinícola), Jorge Soares (diretor do programa Gulbenkian Inovar em Saúde), Paula Panarra (diretora-geral da Microsoft Portugal) e Pedro Dias (elemento da direção da Federação Portuguesa de Futebol).

O CG é ainda composto por 15 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente e investigador.

Este Conselho Geral, que tem um mandato de quatro anos, irá eleger o novo reitor da Universidade da Beira Interior, num processo que decorrerá nos próximos meses.

Data da última atualização: 2017-03-06