3. Segundo Ignite Your Future foi aposta ganha

Segundo Ignite Your Future foi aposta ganha

•   11 de abril de 2017

A iniciativa resulta da parceria entre a UBI, Câmara do Fundão e Altran e mobilizou 150 jovens de todo o país.

Ficheiro com o nome: Ignite_PaginaUBI

A segunda edição do Ignite Your Future encerrou na sexta-feira, dia 7 de abril, e foi mais uma aposta ganha entre as atividades dirigidas aos estudantes do Ensino Secundário e que resultam do envolvimento da Universidade da Beira Interior (UBI) com entidades da região onde se situa. Cerca de 150 jovens provenientes de todo o país, estudantes entre os 9.º e 12.º anos, participaram no evento que começou no dia 5, dedicado às novas tecnologias e que foi organizado juntamente com a Câmara Municipal do Fundão e a empresa multinacional Altran.

Os participantes tiveram oportunidade de usufruir de um programa de contacto, aprendizagem e concurso, tendo como pano de fundo as novas tecnologias, em especial a informática e robótica.

A competição teve lugar no Centro de Negócios do Fundão e decorreu com o apoio de docentes e estudantes da UBI, mobilizando assim um grande número de recursos humanos (apoio científico e tecnológico, mentores, responsáveis e membros de laboratórios e funcionários) todos eles voluntários entusiastas.

“A julgar pelo envolvimento e entusiasmo dos 150 participantes, esta edição conseguiu suplantar a primeira, quer no que diz respeito à qualidade da organização, quer no que concerne ao interesse dos desafios tecnológicos propostos”, explica Paulo Fazendeiro, docente da UBI envolvido na organização.

O primeiro dia foi integralmente passado na Universidade, onde os participantes ficaram a conhecer a instituição nas suas áreas de referência: ensino, investigação, inovação ou empreendedorismo. Com atividades organizadas por três faculdades (Artes e Letras, Ciências e Engenharia), tiveram oportunidade de ver, em primeira mão, alguns dos laboratórios onde se realiza investigação de topo e também parte das instalações dedicadas às atividades de ensino, estudo e lazer.

“É importante que estes estudantes (na iminência de escolher um curso de Ensino Superior e que apresentam uma forte apetência para as áreas tecnológicas) constatem que no Interior do país encontram uma Universidade de excelência capaz de ir ao encontro das suas expectativas”, salienta Paulo Fazendeiro, destacando ainda o ambiente da instituição, tido como “acolhedor, cosmopolita e seguro, onde a interação com outros estudantes e também com docentes e investigadores é facilitada”.

O encerramento do Ignite Your Future contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, o pró-reitor da UBI, José Páscoa, e o vice-presidente da Câmara do Fundão, Miguel Gavinhos.

•   UBI

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo