Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Investigadores do NetGNA desenvolvem sistema de localização para doentes de Alzheimer

Investigadores do NetGNA desenvolvem sistema de localização para doentes de Alzheimer

  8 de maio de 2017  

Img:

O projeto, desenvolvido em parceria com o CeNTI, de Vila Nova de Famalicão, será aplicado a sapatos.

O Laboratório de Investigação NetGNA - Next Generation Networks and Applications Group da Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver uma tecnologia que servirá para localizar pessoas que sofram, por exemplo, da doença de Alzheimer.
 
O projeto trabalhado no âmbito de uma colaboração entre o NetGNA, sediado no Departamento de Informática da Faculdade de Engenharia, e a CeNTI - Centre of Nanotechnology and Smart Materials implica que o sistema de localização seja adaptado a um sapato, prevenindo assim acidentes ou desaparecimentos do doente.
 
O sistema transmite a localização do utilizador, de forma contínua e em tempo real, permitindo ainda a definição de zonas de segurança que, caso sejam ultrapassadas, emitam alarmes para cuidadores profissionais ou familiares. Se o utente descalçar o sapato também é mostrado ou emitido um alerta.
 
O serviço e portal web que indica a localização foram criados por alunos de 3.ºCiclo/Doutoramento do Departamento de Informática do NetGNA, que faz parte do Instituto de Telecomunicações, enquanto que o sapato é propriedade do CeNTI.
 
“A sua maior inovação é o facto deste serviço baseado em localização usar um dispositivo wearable muito difícil de perder e considerado vestuário essencial. Também é inovador o facto de usar um paradigma de comunicação com a ‘cloud’ de forma completamente transparente para o utilizador”, explica Bruno Silva, um dos investigadores da UBI envolvido no projeto, desenvolvido no âmbito de um projeto nacional QREN: AAL4ALL.
 
O sistema foi testado numa primeira fase por 10 idosos durante três meses, com um “feedback muito positivo e resultados da avaliação de desempenho satisfatórios”, de acordo com Bruno Silva. Atualmente, integra um conjunto projetos incluídos numa parceria que envolve o NetGNA/IT e o Departamento de Informática com a instituição de solidariedade social Associação de Socorros Mútuos “Mutualista Covilhanense”.

Mais informação
NetGNA

Partilhar

Data da última atualização: 2017-05-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.