3. Revista “Motricidade” apresenta evolução do Departamento de Ciências do Desporto

•   23 de maio de 2017

O artigo da autoria do docente da UBI Mário Marques foi publicado como Editorial do último número da revista. A área da investigação está em grande destaque no texto.

Ficheiro com o nome: dcdesp

A revista científica “Motricidade” dedica o Editorial do seu último número ao Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Universidade da Beira Interior, onde é apresentada a evolução do DCD ao longo dos últimos anos, com enfoque no trabalho de investigação.

Da autoria do docente Mário Marques, o artigo apresenta as mudanças introduzidas a vários níveis e que tiveram como um dos corolários do sucesso o reconhecimento do Ranking de Shangai, obtido no final de 2016. O DCD foi colocado nessa listagem como uma das 80 melhores escolas da área de ciências do desporto de todo o mundo.

No 4.º número de 2016 da “Motricidade”, publicação que está indexada em algumas das bases de dados internacionais mais influentes, o autor do Editorial recorda as medidas de apoio e incentivo à investigação que foram realizadas a partir de 2007.

“Naquela época, os pilares para o desenvolvimento e sustentabilidade da investigação no Departamento foram baseados em três vetores chave: seleção e recrutamento de professores com experiência e potencial de pesquisa; aquisição de equipamentos, software laboratorial; e reformulação das propostas de formação avançada (Mestrado e Doutoramento) ”, escreve Mário Marques.

Com novos equipamentos foi possível realizar estudos fora do DCD, investigações que procuram obedecer ao desígnio geral de abordar problemas pertinentes para os quais não há ainda literatura, mesmo no panorama internacional.

A pesquisa serve ainda o propósito de contribuir para a evolução da comunidade académica e sociedade civil. “A investigação é fortemente aplicada, integrando e transmitindo imediatamente o conhecimento produzido às partes interessadas (por exemplo, clubes, municípios, ginásios e piscinas)”, refere o docente do DCD, que faz parte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

O CIDESD é apresentado como outra das mudanças fundamentais na evolução verificada. A unidade de investigação promovida em consórcio com duas universidades portuguesas e cinco institutos politécnicos está credenciada pela Fundação para a Ciência de Tecnologia com a classificação de “Muito Bom” e tem integrados grande parte dos docentes do Departamento.

Mário Marques destaca a importância da internacionalização do DCD, com destaque para as redes de cooperação, corporizadas em protocolos com a Universidade de Pitesti (Roménia), Universidade Pública de Navarra (Espanha), Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e Universidade de Barry (EUA).

Todas essas alterações, de acordo com o autor do texto, originaram que nos últimos dois anos se verificasse “um aumento significativo na publicação de artigos científicos em revistas indexadas à ISI Web of Knowledge”.

As perspetivas futuras deixam antever a continuidade deste crescimento: “As redes de investigação desenvolvidas nos cinco anos e o financiamento dos projetos de I&D internacionais previstos para os próximos anos permitirão não só a renovação de equipamentos e software, mas também a possibilidade de contratar recursos humanos altamente qualificados, garantindo condições importantes para continuar na linha de investigação de mérito internacional. É também um incentivo importante para o progresso da produção científica mundial, reconhecida pela comunidade científica, além de ajudar a UBI a consolidar seu papel no país e no mundo, nesta área científica”.

Revista Motricidade
Artigo "Five years in Sports Sciences"

Última atualização: 31 de maio de 2017.

Data da última atualização: 2017-05-23