3. Três cursos de design com acreditação máxima de seis anos

Três cursos de design com acreditação máxima de seis anos

•   27 de junho de 2017

Os cursos de Design de Moda e de Design Multimédia (ambos do 1.º Ciclo) e Design Industrial (2.º Ciclo) estão avalizados pela A3ES.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

Três cursos da Universidade da Beira Interior (UBI) da área de design estão acreditados pelo prazo máximo legal de seis anos. A decisão da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior abrange as Licenciaturas/1.ºCiclos em Design de Moda e em Design Multimédia e o Mestrado/2.º Ciclo em Design Industrial.

A acreditação de Design de Moda por seis anos significa, para os responsáveis do curso, “o resultado e a recompensa de todo o trabalho realizado desde o início do processo até hoje”, salienta a docente Madalena Pereira, diretora deste ciclo de estudos.

Nos últimos anos, o curso do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (Faculdade de Engenharia) foi alvo de algumas mudanças, depois de um processo de auscultação dos alunos, dos docentes e das empresas do sector têxtil e vestuário, cujas sugestões resultaram em atualizações importantes.

Destacam-se as alterações e a criação de novas Unidades Curriculares (UCs), que aumentaram a relação entre os conteúdos teóricos e as práticas de laboratório, ou dedicadas a questões importantes na atualidade como a criatividade, sustentabilidade, ergonomia e sportwear, entre outras. Foi ainda reforçada a equipa de docentes, em paralelo com a qualidade dos laboratórios e oficinas onde os alunos trabalham durante o curso e que mereceu elogios da equipa de avaliação.

No curso de 1.º Ciclo em Design Multimédia (Departamento de Comunicação e Artes, da Faculdade de Artes e Letras), a acreditação é o corolário da também contínua melhoria das condições pedagógicas, técnicas e de espaços dando predominância às disciplinas de projeto e práticas na área do Design.

“Para tal além de se ter incrementado o número de docentes na área do design, foi adquirido mais hardware (computadores de alto desempenho e mesas gráficas) e software específico para design multimédia e bibliografia atualizada com novas aquisições”, como explica Júlio Londrim, diretor do curso, lembrando o espaço que existe unicamente para servir como ateliê de trabalho para uso exclusivo dos alunos.

Os responsáveis da licenciatura têm também desenvolvido uma série de ações através de exercícios de projeto com plataformas móveis (web sites e aplicações) envolvendo instituições de relevância na comunidade local e no ensino nacional.

Quanto ao 2.º Ciclo de Design Industrial (Departamento de Engenharia Eletromecânica, da Faculdade de Engenharia), a acreditação surge igualmente após uma reestruturação que incluiu ainda o curso de 1.º Ciclo.

Se o design era já a linha condutora, o projeto passou a ser o centro de todas as disciplinas, refletido em mais créditos nas UCs e horas de aula. A coordenação entre as disciplinas e a disciplina central de projeto é uma constante em todo o curso, em especial no 2.º Ciclo. A abordagem do ciclo centra-se no design de produtos reais, que nos últimos anos do curso são trabalhados em parceria com empresas nacionais, em alguns casos de escala industrial, noutros com o seu foco em pequenas séries e design de autor, sendo os projetos desenvolvidos desde a fase de visitas às fábricas até à seleção e produção.

Uma das grandes mais-valias são as inúmeras salas de projeto que servem o curso e uma sala de projeto dedicada e permanentemente aberta aos alunos de mestrado. O curso conta ainda com duas oficinas de maquetagem e prototipagem manual, totalmente equipadas, assim como com o apoio de um laboratório de fabricação digital equipado com a mais recente tecnologia.

Design de Moda
Design Multimédia