Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Museu de Lanifícios no programa das Jornadas Europeias do Património

Museu de Lanifícios no programa das Jornadas Europeias do Património

  22 de setembro de 2017  

Img:

O lançamento de um livro sobre a indústria têxtil e um percurso pedestre fazem parte das JEP.

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (MUSLAN) associa-se ao programa das Jornadas Europeias do Património (JEP), que se assinalam a partir desta sexta-feira, dia 22 de setembro. Ao longo dos três dias de duração da iniciativa, as entradas nos Núcleos Museológicos Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga são gratuitas. Há ainda a apresentação de um livro e a organização de um percurso pedestre na Serra da Estrela.

António dos Santos Pereira, Professor Catedrático da UBI e diretor do Museu de Lanifícios, é o autor da obra, a convite dos CTT, que tem honras de apresentação no primeiro dia das JEP. A partir das 16h00, no Auditório da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios, é dado a conhecer o livro “A Indústria Têxtil Portuguesa”.

Profusamente ilustrado, com quatro selos e um bloco impresso em tecido, esta obra segue a história da indústria têxtil em Portugal, desde os métodos de transformação mais artesanais até aos mais atuais processos tecnológicos.

Amanhã, sábado, dia 23 de setembro, o MUSLAN organiza o percurso pedestre pela Serra da Estrela designado de Revisitando a «Canada principal para a Serra da Estrela»: Percurso de Manteigas para a Nave de Santo António, por Poios Brancos.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, no estacionamento do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, como regresso previsto para o mesmo local, cerca das 15h00.

Os participantes vão partir da Nave de Santo António em direção a Manteigas, avistando o Vale Glaciar e subindo aos Poios Brancos, fruindo da paisagem natural e descobrindo as marcas e evidências da deslocação de rebanhos e pastores.

Este é o contributo do MUSLAN para as Jornadas que este ano têm como tema Património e Natureza. Estão agendadas centenas de atividades em Portugal com o objetivo de chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História.

As propostas pretendem mostrar como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e passar a mensagem da necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Mais informações
Secretariado do Museu (Tel. +351 275 319724 / E-mail muslan@ubi.pt)
Jornadas Europeias Património

Partilhar

Data da última atualização: 2017-09-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.