3. CineEco premeia documentário realizado na UBI

CineEco premeia documentário realizado na UBI

•   23 de outubro de 2017

“Criados Na Serra” é o título do filme realizado por Maria Inês Santos Mesquita que foi distinguido no evento dedicado ao cinema ambiental.

Ficheiro com o nome: cineco2017

O filme “Criados na Serra”, realizado por Maria Inês Santos Mesquita no âmbito da Licenciatura em Cinema na Universidade da Beira Interior (UBI), foi premiado no CineEco 2017 – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. O documentário venceu a categoria Prémio Panorama Regional e recebeu ainda uma Menção Honrosa na Competição Grande Prémio da Juventude.

O trabalho da recém-licenciada pela UBI já tinha sido exibido no Doclisboa de 2016 e foi o único proveniente de Portugal a figurar no palmarés do CineEco desde ano.

Com a duração de aproximadamente 11 minutos, “Criados na Serra” teve o objetivo de recriar os testemunhos de pastores da Serra da Estrela que preservam a memória dos seus contactos com lobos, sem descurar a componente estética do filme. Maria Inês contou na equipa de rodagem com André Rodrigues e João Pais da Silva, com o apoio e coordenação da docente da UBI Manuela Penafria.

No discurso de aceitação do prémio, anunciado no sábado, dia 21 de outubro, a ex-aluna da UBI agradeceu publicamente a generosidade dos pastores que participaram no seu filme, tal como o apoio e inspiração do corpo docente da instituição.

O CineEco realiza-se ininterruptamente há 23 anos, sendo um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo. Integra a Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais, da qual é igualmente membro fundador. Este ano, entre os dias 14 e 21 de outubro, estiveram em competição, nas várias categorias do Festival, cerca de uma centena de filmes oriundos de mais de 25 países, e de vários formatos: Curtas e Longas-metragens, Documentários e Reportagens de Televisão.

Premiados CineEco 2017

Data da última atualização: 2017-10-23