3. Eleições para as presidências das faculdades: Candidatos admitidos

Eleições para as presidências das faculdades: Candidatos admitidos

•   02 de novembro de 2017

As eleições disputam-se entre os dias 3 e 7 de novembro.

Ficheiro com o nome: entrada_111

Foram admitidas sete candidaturas para as presidências das cinco faculdades da Universidade da Beira Interior (UBI). O prazo para apresentação das listas terminou esta quinta-feira e a eleição dos presidentes para os próximos quatro anos decorre entre sexta e terça-feira, de dia 3 a 7 de novembro.

Na Faculdade de Artes e Letras há um candidato ao cargo, o Professor Associado José Maria da Silva Rosa. Docente do Departamento de Comunicação e Artes e investigador do LabCom.IFP - Comunicação Filosofia e Humanidades é o atual diretor da Biblioteca da UBI.

Na Faculdade de Ciências, Paulo Jorge da Silva Almeida, Professor Catedrático, é igualmente o único que se apresenta votos. É investigador do CICS - Centro de Investigação em Ciências da Saúde e docente do Departamento de Química. Dirige o curso de 2.º Ciclo em Química Medicinal.

Miguel Castelo Branco Craveiro de Sousa, Professor Associado com Agregação, e diretor do Mestrado Integrado em Medicina, é o único candidato à Faculdade de Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Ciências Médicas, é investigador do CICS e diretor do LAC – Laboratório de Competências da mesma Faculdade. Dirige também a Pós-Graduação em Tele-Saúde.

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, concorrem ao cargo duas docentes do Departamento de Gestão e Economia. Pela Lista A, Helena Maria Batista Alves, Professora Associada com Agregação, que ocupou nos últimos quatro anos a vice-presidência da Faculdade. É investigadora do NECE - Research Center in Business Sciences. Pela lista B concorre Susana Maria Palavra Garrido Azevedo, igualmente Professora Associada com Agregação, que é diretora do MBA – Master in Business Administration.

Na Faculdade de Engenharia a disputa será entre Sílvio José Pinto Simões Mariano (Lista A), Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletromecânica, e Fernando Manuel Bigares Charrua Santos (Lista B), Professor Auxiliar do mesmo Departamento. Sílvio Mariano é vice-presidente da Faculdade de Engenharia e Diretor do 3.º Ciclo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Quanto a Fernando Santos, ocupou nos últimos dois anos a presidência do Departamento de Engenharia Eletromecânica. É diretor dos 2.º e 3.º ciclos em Engenharia e Gestão Industrial e investigador do C-MAST - Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies

A escolha dos candidatos caberá agora aos cinco Conselhos de Faculdade, no intervalo de datas definido pelo calendário eleitoral. Para 8 de novembro está marcada a homologação da eleição dos presidentes de faculdade e a tomada de posse.

•   UBI
Data da última atualização: 2017-11-02