3. Concurso Pontes de Esparguete desafia conhecimentos e criatividade dos estudantes

•   28 de novembro de 2017

A 17.ª edição do evento está agendada para 7 de dezembro e tem participação aberta a todos os estudantes.

Ficheiro com o nome: ponte_esparguete2017

A Universidade da Beira Interior (UBI) volta a organizar o Concurso “Humberto Santos” de PONTES DE ESPARGUETE (CPE 2017), que vai para a 17.ª edição. A competição deste ano integra-se no programa da International Conference on Engineering (ICEUBI 2017) – A Vision for the Future e vai decorrer na tarde de quinta-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 15h00.

O Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia é o palco de um dos eventos que mais mobiliza as capacidades científicas e criativas dos participantes que aceitam o desafio de construir uma ponte em esparguete, que será testada pela estética e resistência.

Do CPE 2017 faz também parte o concurso “Torres de Esparguete”, que vai premiar a construção mais alta e estável, feita por uma equipa de três alunos, em duas horas. Para as pontes, as categorias da competição são “Estética”, na qual serão aceites pontes que cumpram o regulamento e sejam arquitetonicamente agradáveis, e “Resistência”, em que será testada a capacidade de suportar a maior carga possível. O desafio deste ano será alcançar a maior máxima de sempre do CPE, que está nos 167kg alcançados em 2013, por Marco Canário de Oliveira. Como hoje em dia o design/estética de uma ponte não pode ser dissociado da carga a suportar, as pontes a concurso na categoria "Resistência" fazem, automaticamente parte da categoria "Estética".

Podem inscrever-se estudantes da UBI e de fora da instituição, até às 12h00 do dia de realização do evento, devendo no entanto enviar um e-mail a indicar a intenção de participar no evento.

O Concurso “Humberto Santos” de PONTES DE ESPARGUETE é uma organização do Departamento de Engenharia Eletromecânica e tem como objetivos incentivar os estudantes a aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a procura de soluções engenhosas no projeto de pontes de treliça, fazendo uso de um material tão comum e acessível como o esparguete. Este evento serve também o propósito de envolver alunos da comunidade ubiana, assim como de escolas do ensino secundário, proporcionando um meio de divulgação de uma das dinâmicas do processo ensino/aprendizagem na Faculdade de Engenharia.

Pontes de Esparguete

Data da última atualização: 2017-11-28