3. UBI dedica semana ao Cinema

UBI dedica semana ao Cinema

•   07 de dezembro de 2017

Ao longo de cinco dias, todos os interessados na “Sétima Arte” vão poder conhecer as produções com a chancela do curso de Cinema e aprender nos workshops, masterclasses e em outras iniciativas incluídas no programa desta edição.

Ficheiro com o nome: ubi_cinema

A Universidade da Beira Interior (UBI) dedica uma semana completa à “Sétima Arte”, com a organização do 13.º UBICinema. O Festival anual é promovido pelos alunos da unidade curricular de Seminário, do 3.º ano da Licenciatura em Cinema, do Departamento de Comunicação e Artes. A edição deste ano estreia no dia 11 de dezembro e termina a 15, percorrendo espaços da UBI e da cidade da Covilhã - como a Galeria de Exposições “Tinturaria” e o New Hand Lab -, numa abertura do evento à comunidade .

As sessões competitivas dos filmes de estudantes de Licenciatura e Mestrado são pontos centrais do programa, a que se juntam outras propostas que vão contribuir para a formação e reflexão em torno de várias vertentes da produção cinematográfica. “Mostra de Filmes Nacionais”, “Mostra de Escolas Internacionais”, “Seminário de Cinema”, “Tertúlia Pós-UBI”, “Mesa Redonda Arte no Feminino”, o Lanche Solidário e o contacto com a Lobby Productions são algumas das atividades do UBICinema. Simultaneamente serão realizados workshops e masterclasses dedicados a temas como “Direção de Atores”, “Cinema de Animação”, “Transmedia” e “Cineclubismo”.

Um dos destaques deste ano é a Sessão de Abertura, dia 11 de dezembro, pelas 21h00, na Galeria de Exposições Tinturaria. O programa inclui a exibição do showreel “10 anos UBICinema”, que vai mostrar muito do que foi feito nestes 10 anos do certame, a partir do filme vencedor do Prémio do Júri em cada uma das edições. Serão ainda apresentados o novo logótipo do UBICinema e o do livro “UBICinema 2007-2017”, que pretende dar a conhecer um conjunto significativo de filmes dos alunos dos cursos de Cinema da UBI, produzidos entre 2007 e 2017. Por fim, na mesma ocasião, abre a instalação “Cápsulas de Luz”, de Maria João Almeida. Trata-se de um trabalho que foi o projeto final da autora, para conclusão do Mestrado em Cinema, na Universidade da Beira Interior, com orientação do docente da Faculdade de Artes e Letras, Luís Nogueira.

UBICinema’17

Data da última atualização: 2017-12-07