3. Doutorada pela UBI no pódio de competição internacional da área têxtil

Doutorada pela UBI no pódio de competição internacional da área têxtil

•   14 de dezembro de 2017

O júri do Graduate Student Research Paper Competition considerou o trabalho de Caroline Loss o terceiro melhor do concurso.

Ficheiro com o nome: caroline_textil

Caroline Loss, recentemente doutorada em Engenharia Têxtil pela Universidade da Beira Interior, conquistou o terceiro lugar na competição internacional Graduate Student Research Paper Competition (GSPC), à qual concorrem autores de artigos científicos, promovido pela The Fiber Society, a mais antiga e renomada sociedade no âmbito dos materiais fibrosos. Esta competição, patrocinada pela Johnson & Johnson, tem por objetivo reconhecer contribuições significativas em ciência, tecnologia e aplicação de fibras por parte de estudantes de pós-graduação.

O título do trabalho apresentado foi “Influence of Some Structural Parameters of Textile on Their Dielectric Behaviour”, que integra a tese de doutoramento orientada pelos professores Rita Salvado, do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT-UBI), e Pedro Pinho (ISEL/ IT-Aveiro). A investigação foi realizada entre as instalações do DCTT da UBI, do Instituto de Telecomunicações em Aveiro e do Department of Information Technology da Universidade de Ghent (Bélgica), tendo contado com a contribuição de Ricardo Gonçalves, investigador do IT-Aveiro.

O trabalho foi distinguido por apresentar uma técnica experimental para a caracterização dielétrica dos materiais têxteis e por relacionar os resultados da caracterização dielétrica com alguns parâmetros estruturais dos materiais, como rugosidade da superfície e porosidades superficial e total. A influência destas propriedades estruturais foi também estudada no cenário de utilização do tecido como substrato de antenas flexíveis.

O Graduate Student Research Paper Competition decorreu em Athens, nos Estados Unidos da América, em novembro.

Data da última atualização: 2017-12-14