Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI vai ser palco do Congresso Português de Sociologia

UBI vai ser palco do Congresso Português de Sociologia

  19 de janeiro de 2018  

Img:

O mais importante evento desta área acontece em julho para debater a Esfera Pública, Cidadania e Democracia.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe este ano o maior evento científico da área da Sociologia, que tem como tema “Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo”. A 10.ª edição do Congresso Português de Sociologia terá lugar em julho (entre os dias 10 e 12), sob a égide da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), em colaboração com o Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI.

Vão estar reunidos na Covilhã especialistas e investigadores – nos encontros anteriores marcaram presença centenas de participantes – para “desenvolver a reflexão em torno das reconfigurações da esfera pública, particularmente no que se refere à centralidade dos comportamentos, atitudes e opiniões construídos no e pelo ciberespaço, embora com intensas repercussões offline, abarcando o domínio do que comummente se apelida de “redes sociais””, de acordo com a apresentação do Congresso.

Além dos especialistas nacionais, a conferência de abertura contará com Craig Calhoun, responsável pelo Instituto Berggruen, uma organização que se dedica a pensar modelos de políticas, económicas e sociais do século XXI, marcado por realidades como a tecnologia e a globalização.

A submissão de resumos/abstracts está aberta até 11 de fevereiro de 2018, para as várias sessões do Congresso.   

Ao longo dos três dias, a organização propõe a discussão de 16 secções temáticas: “Ambiente e Sociedade”, “Arte, Cultura e Comunicação”, “Classes, Desigualdades e Políticas Públicas”, “Conhecimento, Ciência e Tecnologia”, “Experiências e Perfis Profissionais”, “Famílias e Curso de Vida”, “Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais”, “Segurança, Defesa e Forças Armadas”, “Sexualidade e Género”, “Sociologia da Educação”, “Sociologia da Saúde”, “Sociologia das Emoções”, “Sociologia do Consumo”, “Sociologia do Desporto”, “Sociologia do Direito e da Justiça” e “Trabalho, Organizações e Profissões”.

São Áreas Temáticas do congresso “Crenças e Religiosidades”, “Dinâmicas Populacionais, Gerações e Envelhecimento”, “Globalização, Política e Cidadania”, “Identidades, Valores e Modos de Vida”, “Migrações, Etnicidade e Racismo”, “Teorias e Metodologias”, “Territórios: Cidades e Campos” e “Turismo e Lazer”.

A Comissão Organizadora do X Congresso Português de Sociologia é composta por investigadores nacionais, integrando, da parte da UBI, os docentes do Departamento de Sociologia, Nuno Amaral Jerónimo, José Carlos Venâncio e Maria João Simões.

Mais informação
X Congresso Português de Sociologia 

Notícia atualizada a 20 de junho de 2018.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-01-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.