3. C-MADE mostra trabalho no campo da construção sustentável

C-MADE mostra trabalho no campo da construção sustentável

•   16 de fevereiro de 2018

A Unidade de Investigação da UBI participa numa exposição em Coimbra onde dá a conhecer três protótipos e um sistema já patenteado.

Ficheiro com o nome: cmade

O C-MADE - Centre of Materials and Building Technologies, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior (UBI), está a mostrar em Coimbra o trabalho de docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura no domínio da procura de soluções para a utilização de materiais de construção sustentáveis.

Quatro exemplos de alguns resultados visíveis dessa investigação fazem parte da exposição patente no centro comercial Alma Shopping, até 24 de fevereiro, organizada pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (ITeCons), em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O C-MADE participa na Exposição com o sistema Patenteado GEOGREEN, um sistema modular de coberturas ajardinadas, e três elementos construtivos, ou seja blocos perfurados (cobogós), produzidos com diferentes misturas de resíduos industriais, nomeadamente de minas, cerâmicos e vidro.

Um dos cobogós foi obtido por expansão em molde, sendo leve mas resistente, e outro foi obtido por ativação de resíduos de siderurgia utilizando CO2 como “agente endurecedor”. “Além da reutilização de resíduos industriais e domésticos, bem como da captura de CO2, todos os protótipos apresentados foram produzidos praticamente sem utilização de água”, de acordo com o C-MADE.

Estas e outras soluções sustentáveis estão a ser desenvolvidas pelos estudantes de doutoramento Maria Manso, Imed Beghoura, Naim Sedira e Pedro Humbert, sob a orientação do docente do DECA João Castro Gomes, no âmbito do C-MADE e são parcialmente financiadas pelos programas H2020 e pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo

Polo I > Auditório da Biblioteca