3. Divulgação da UBI na Qualifica

Divulgação da UBI na Qualifica

•   02 de março de 2018

Até domingo, a academia mostra-se na Exponor a todos os interessados no Ensino Superior.

Ficheiro com o nome: desfile_qualifica2

A Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego volta a contar com a presença da Universidade da Beira Interior (UBI), que até ao próximo domingo vai mostrar aos visitantes do certame a decorrer na Exponor aquilo de que podem beneficiar os estudantes da academia “ubiana”.

No stand organizado para a divulgação na zona do Norte encontra-se uma equipa preparada para informar os estudantes que estão atualmente no Ensino Secundário à procura de elementos para decidir a candidatura dentro de poucos meses, mas também para quem procura cursos de mestrado ou doutoramento. De acordo com João Canavilhas, vice-reitor responsável pela área de captação de alunos, a presença nesta feira é "mais uma das ações de divulgação enquadrada na estratégia de levar a instituição às zonas geográficas de maior densidade populacional, e que, em conjunto com a presença na Futurália, são os dois momentos altos de uma estratégia que este ano levará a UBI a 70 localidades de todo o país".

Em destaque no espaço da UBI estão as instalações e equipamentos – de ensino ou laboratoriais –, a proximidade entre corpo docente e alunos, as atividades de cultura e desporto, e ainda os apoios de ação social, desde as bolsas do Estado Português, às bolsas disponibilizadas por Câmaras Municipais e empresas, Bolsas +Superior, residências, cantinas e o próprio Fundo de Apoio Social da UBI.

Este ano também é possível conhecer o resultado concreto do trabalho realizado pelos alunos durante a sua formação, nomeadamente na Licenciatura de Design de Moda. Todos os dias, sempre às 15h30, a Passerelle da Qualifica é palco de um desfile de coordenados produzidos no 2.º ano de um dos cursos que fazem parte da história da instituição: a área têxtil. Estas peças que estão em exibição, produzidas com recurso a material reciclado, desafiando a criatividade dos futuros diplomados, vão depois ser doadas a África, através da iniciativa da ONG “Little Dresses for Africa”. O desfile mostra um pouco do projeto de ensino da UBI, centrado em temas atuais – como a reciclagem de materiais – e as preocupações sociais com outros países.

Na Qualifica, a maior feira da zona norte do País, que deverá ser visitada por aproximadamente 40 mil pessoas, a Universidade da Beira Interior coloca-se em diálogo direto com os estudantes, na linha do que faz ao longo de todo o ano. "Esta presença é complementada com outras ações de divulgação, como a Academia Júnior de Ciência, a Universidade de Inverno, a Universidade de Verão e a presença em festivais de música. Sabemos que a UBI tem um ser melhor do que o parecer. Por isso o grande desafio é dar-nos a conhecer, pois ultrapassada esta barreira sabemos que os estudantes vão gostar de estudar connosco", diz ainda o vice-reitor.

•   UBI
Data da última atualização: 2018-03-02