Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Conselho Geral aprova Relatório de Atividades e Contas de 2017

Conselho Geral aprova Relatório de Atividades e Contas de 2017

  20 de abril de 2018  

Img:

O Relatório do Provedor do Estudante também esteve em análise na reunião.

O Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI) aprovou o “Relatório de Atividades e Contas Consolidadas 2017”, na reunião que teve lugar esta sexta-feira, dia 20 de abril.

Um dado relevante do documento é o aumento dos estudantes, tanto nacionais como internacionais. O número de alunos que frequenta a UBI ascendeu no ano passado a cerca de 7.300, entre os quais cerca de 1.200 internacionais.

Este crescimento merece nota de destaque de José Ferreira Gomes. O Presidente do CG-UBI considera que a subida é de “uma importância crucial para o sucesso da universidade” e salienta os resultados obtidos na estratégia de internacionalização.

A UBI está no topo das instituições de Ensino Superior portuguesas que apresenta melhores números absolutos de estudantes internacionais, o que, para José Ferreira Gomes, a coloca “numa posição bastante saliente” no panorama nacional. “Considerando a dimensão da Universidade, mais pequena do que as instituições do Litoral, tem uma posição notável, o que mostra o excelente trabalho continuado, e por vezes difícil, do Reitor e da sua equipa reitoral, para darem a conhecer o que é a UBI e oferecerem condições de atração de estudantes”.

Em plano menos positivo estão as contas registadas em 2017, cujo défice tem origem no subfinanciamento da UBI, em termos de dotação do Estado. Um problema que seria corrigido, lembra o Presidente do Conselho Geral, “se a Universidade fosse financiada em função do número de estudantes que tem, isto é, do serviço educativo que presta, em vez do financiamento histórico, de há 10 ou 20 anos, como de facto acontece”. “A UBI cresceu mais que muitas outras e tem um financiamento médio por estudante mais baixo”, lamenta.

Outro documento em análise na reunião do CG-UBI da manhã desta sexta-feira foi o “Relatório Semestral do provedor do estudante 2017/2018 - Primeiro Semestre”. “Foi apresentado pelo Provedor, Luís Lourenço, com muito detalhe e o entusiamo habitual. Sendo o oitavo, e uma vez que está a terminar o mandato, vários membros do Conselho fizeram considerações muito positivas de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho que ele desenvolveu ao longo destes anos com os estudantes, para ultrapassar os pequenos problemas que sempre surgem”, de acordo com José Ferreira Gomes.

O trabalho realizado por Luís Lourenço, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, desde que assumiu funções em fevereiro de 2014, levou a que os conselheiros aprovassem um voto de louvor e solicitassem a manutenção no cargo até final do atual ano letivo.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-04-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.