3. UBI promove a primeira cerimónia ecuménica da Bênção dos Finalistas

UBI promove a primeira cerimónia ecuménica da Bênção dos Finalistas

•   14 de maio de 2018

A Bênção dos Finalistas e das suas Pastas deste ano será a primeira cerimónia ecuménica do género em Portugal.

Ficheiro com o nome: bencao

O evento que assinala simbolicamente a conclusão do curso de quase 900 estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) deixa de ser uma festa exclusivamente católica, para incluir outros credos religiosos.

O objetivo é criar um espaço de integração de todas as pessoas e culturas, durante a cerimónia que se realiza no próximo sábado, dia 19 de maio, ideia sublinhada pelo Padre Luís Pardal. “Optámos por fazer esta festa com uma dinâmica ecuménica, porque a Universidade está cada vez mais internacionalizada e com diferentes credos representados. Queremos assim respeitar o espaço de todos e fazer uma comemoração de todos os finalistas e não apenas dos finalistas católicos”, explica o responsável pelo UBICAP – Centro Académico Pastoral da UBI, entidade que organiza o evento, com o apoio da Reitoria da UBI e de outras instituições da cidade.

Está confirmada a presença do Bispo da Diocese da Guarda e de um Pastor da Igreja Evangélica e as portas continuam abertas “para outras religiões que queiram associar-se”, de acordo com Luís Pardal.

A cerimónia começa às 11h00, na zona exterior da Faculdade de Ciências da Saúde e é antecedida do cortejo dos finalistas, que começa no Complexo Desportivo da Covilhã. Será constituída por cinco momentos: um gesto que simboliza a construção de paz, enquanto objetivo comum de todas as confissões religiosas; a escuta da palavra que incluirá textos bíblicos dos Antigo e Novo Testamentos, que têm como temática “a sabedoria e como usar a sabedoria”, antecipa Luís Pardal; segue-se a Bênção dos Finalistas; e a tradicional oferta dos símbolos de cada curso, em jeito de agradecimento. A festa termina com a atuação das tunas académicas.

Data da última atualização: 2018-05-14