3. UBI assina protocolo com Rock in Rio Academy

UBI assina protocolo com Rock in Rio Academy

•   25 de maio de 2018

Acordo vai ser rubricado durante a visita à Faculdade de Artes e Letras, onde será apresentado o projeto, às 10h30, no Anfiteatro da Parada (Polo I).

Ficheiro com o nome: RIRA

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser parceira do Rock in Rio, um dos maiores festivais internacionais de música. O protocolo de cooperação é assinado na próxima terça-feira, dia 29 de maio, às 10h30, durante uma visita da equipa de coordenação do Rock in Rio Academy à Faculdade de Artes e Letras (FAL), onde também vai ser apresentado o projeto.

A parceria será oficializada com a assinatura do Reitor da UBI, António Fidalgo, de Roberta Medina, da BETTER WORLD – Comunicação, Publicidade e Entretenimento que organiza o Festival em Portugal, e de Alexandre Real, da SFORI, consultora líder em Portugal na área da formação experiencial.

O protocolo vai instituir programas de cooperação específicos, que no imediato vão abranger os alunos e docentes das áreas científicas de Ciências da Cultura e de Estudos de Cultura, da FAL. Com isto, os estudantes destes cursos vão poder contactar com um evento cuja realização se enquadra na formação teórica que é conferida na UBI, adquirindo conhecimentos no terreno.

“O acordo de cooperação entre a UBI – com destaque para o Mestrado em Estudos de Cultura – e o Rock in Rio Academy, sob o signo do “living case study”, permite imediatamente tangíveis áreas de trabalho cuja moldura teórica vem sendo objeto de uma aturada investigação no contexto dos trabalhos deste Mestrado, mas que interessam a variadíssimas áreas científicas da Universidade: economia da cultura, empreendedorismo cultural, expressões artísticas, políticas culturais”, explica Urbano Sidoncha, diretor do referido Mestrado.

Entre as ações concretas, o Rock in Rio Academy realizará na UBI a apresentação do projeto formativo Rock In Rio Academy, iniciativa que será dirigida não apenas a alunos e docentes da área das Ciências da Cultura/Estudos de Cultura, mas a professores e alunos de outras áreas científicas da UBI.

Há ainda disponibilidade do Rock in Rio Academy para dar apoio à elaboração de até três dissertações do Mestrado em Estudos de Cultura que definam o festival “Rock in Rio” ou o projeto “Academy” como seu objeto de trabalho, prestando para o efeito toda a colaboração que vier a ser considerada necessária pelas partes.

Outra ação prevista passa pela redação de um paper de âmbito internacional a elaborar no âmbito das atividades do Mestrado e onde esteja, especificamente, incluído o estudo de caso Rock in Rio Academy.

Outras possibilidades de colaboração serão ainda equacionadas no contexto de visitas recíprocas a realizar pelos responsáveis das entidades signatárias.

Data da última atualização: 2018-05-25