3. Programas de mobilidade internacional reforçados na UBI em 2018/2019

Programas de mobilidade internacional reforçados na UBI em 2018/2019

•   29 de junho de 2018

A UBI viu aprovadas várias candidaturas, no âmbito do Programa Erasmus +, com um montante superior a 800 mil euros e que vai permitir a alunos, docentes e funcionários beneficiar de uma experiência no estrangeiro.

Ficheiro com o nome: erasmus__3

Os estudantes, docentes e funcionários da Universidade da Beira Interior (UBI) vão ter à disposição, no próximo ano letivo, novas oportunidades de participarem em programas de mobilidade. Com um financiamento superior a 800 mil euros, o projeto permitirá a 368 pessoas (208 estudantes e 160 docentes e/ou funcionários), de todas as áreas científicas, viver uma experiência internacional numa das universidades parceiras, sediadas em países de três continentes.

O montante disponível foi obtido junto dos programas ERHUS, International Credit Mobility (ICM) e Erasmus+. Todos estes programas permitem aos elementos da UBI participar em experiências de aprendizagem ou profissionais, em instituições de Ensino Superior ou empresas, estas obrigatoriamente, sediadas na União Europeia.

No caso do ICM, que abrange 29 países, são integrados pela primeira no próximo ano os Estados Unidos, Rússia, Israel, Cuba, Palestina, Paraguai, Marrocos e Indonésia. O programa International Credit Mobility foi implementado na UBI pela primeira vez em 2017, no âmbito de um projeto que a instituição coordena e que envolve universidades de 12 de países, de África, Ásia e Europa.

“O sucesso verificado nestas candidaturas abre novas oportunidades de mobilidade a toda a comunidade académica – estudantes, docentes e funcionários da UBI –, inserindo-se na estratégia de internacionalização que tem sido uma imagem de marca da nossa Universidade”, destaca João Canavilhas, Vice-Reitor para a Internacionalização, Ensino e Saídas Profissionais.

“Temos todo o interesse em apostar nestes projetos, porque estas experiências internacionais permitem aos alunos abrir os seus horizontes e aos docentes e funcionários conhecerem outras práticas de funcionamento e adquirir novas competências. Este conhecimento é depois aplicado no dia a dia, e melhora o desempenho global da UBI”, acrescenta o Vice-Reitor que coordena o Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais (GISP), onde são geridos os programas de mobilidade.

Ainda nesta área, a UBI está a organizar um encontro internacional de colaboradores de diversas universidades estrangeiras, que pretende ser um local de debate de ideias e troca de experiências. O Internacional Staff Training Week vai decorrer entre os dias 15 e 19 de outubro.

Data da última atualização: 2018-06-29