3. Ensino e investigação da FCS reforçadas com estatuto Universitário do Centro Hospitalar

•   06 de agosto de 2018

O Centro Hospitalar da Cova da Beira, um dos parceiros do projeto educativo da UBI, passou a Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

Ficheiro com o nome: formacaomedicos

As condições para reforçar a qualidade de investigação e de ensino dos futuros profissionais de saúde formados na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) deram mais um passo com a atribuição do estatuto de Centro Universitário, ao Centro Hospitalar da Cova da Beira.

O decreto-lei número 61/2018, publicado a 3 de agosto em Diário da República, estabelece que esta unidade de saúde que integra o projeto da FCS-UBI passa a denominar-se Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E. P. E., “formalizando o desenvolvimento, de forma integrada, das atividades assistencial, de ensino e de investigação clínica e de translação”.

“Trata-se de uma boa nova”, como classifica Miguel Castelo-Branco, presidente da FCS-UBI, considerando a decisão que abrange outras unidades de saúde nacionais “da maior relevância no que diz respeito ao processo de articulação entre as Faculdades de Medicina e as Instituições de saúde, para uma melhor ligação entre elas”, e é “pedra base para o desenvolvimento da Investigação Clínica em Portugal”.

Este processo assume-se ainda como um passo para fortalecer o Centro Académico Clínico das Beiras (CACB), entidade criada em 2017 e sediada na FCS-UBI, que integra sete instituições ligadas à prestação de cuidados de saúde, ensino e investigação dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

A consolidação do CACB irá contribuir para que a Faculdade de Ciências da Saúde, que inclui o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), mantenha a “aposta no desenvolvimento da Educação Médica (e de outros profissionais de saúde) e da Investigação Médica (e em outras áreas das Ciências da Saúde) e afirmar a importância do Interior Centro de Portugal neste panorama, contando para isso com os parceiros que o integram”, salienta Miguel Castelo-Branco.

A Faculdade de Ciências da Saúde ministra diversos cursos dos três ciclos de ensino – Licenciaturas e/ou Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos), nas áreas da Medicina, Ciências Biomédicas e Farmacêuticas, entre outras.

Data da última atualização: 2018-08-06