3. UBI parceira da XIII Volta a Portugal Júnior

UBI parceira da XIII Volta a Portugal Júnior

•   20 de agosto de 2018

Prova vai decorrer na região ao longo de quatro dias, a partir de dia 23 de agosto.

Ficheiro com o nome: voltaportugaljunior3

A Universidade da Beira Interior (UBI) é parceira da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) na realização da XIII Volta a Portugal Júnior - Liberty Seguros, que vai decorrer na região, esta semana. Entre os dias 23 e 26 de agosto, cerca de 160 jovens ciclistas de 24 equipas – portuguesas, espanholas e italianas – vão disputar a prova nas estradas de concelhos da região, com a academia ubiana a apadrinhar a Camisola Branca, que distinguirá o Melhor Júnior de 1.º Ano da Classificação Geral.

A XIII Volta a Portugal de Juniores é uma das provas por etapas de estrada do calendário da FPC, que inclui a Volta a Portugal, a Volta a Portugal do Futuro e a Volta a Portugal de Cadetes. A UBI associa-se assim a uma competição com relevância nacional que desta vez acontece na Beira Interior, envolvendo a formação de jovens desportistas.

“Este evento enquadra-se na política de atrair para a região grandes eventos, algo que é também uma missão da UBI. O ciclismo é uma das melhores modalidades para a Universidade afirmar também a sua vocação regional, pois a prova vai passar por vários concelhos da Serra da Estrela”, salienta João Canavilhas, Vice-Reitor para as áreas de Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais.

A colaboração da UBI implica o apoio ao nível logístico – alojamento e alimentação –, numa parceria que é elogiada pelo diretor daquela que será a mais internacional volta Júnior de sempre.

“É muito importante para a Federação angariar estes parceiros, porque vai ao encontro da nossa filosofia para as camadas jovens, que envolve a partilha de conhecimento e de experiências. O facto de encontrarmos a disponibilidade da UBI e das residências universitárias permite-nos colocar todas as equipas em condições semelhantes. Ficam juntos quatro dias, convivem e observam como é que outras equipas trabalham”, explica Sérgio Sousa, acrescentando: “É uma mais-valia económica e pedagógica, porque estamos a falar de atletas de 17 e 18 anos, numa idade em que tentam entrar na faculdade e, provavelmente, será a primeira experiência que vão ter em ambiente universitário”.

Na Volta vão estar 19 equipas portuguesas, quatro espanholas e uma italiana. O pelotão vai para a estrada no Prólogo de quinta-feira, com a partida instalada no Pavilhão Gimnodesportivo do Tortosendo e a meta na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal da Covilhã. Seguem-se três dias de prova com as etapas a ligar Belmonte ao Fundão (dia 24), Sabugal a Almeida (dia 25) e Penamacor a Manteigas (dia 26).

XIII Volta a Portugal Júnior

•   UBI