3. Cientista premiado com Nobel da Física na UBI

Cientista premiado com Nobel da Física na UBI

•   24 de agosto de 2018

John Michael Kosterlitz, laureado em 2016, é um dos convidados do FÍSICA 2018: 21ª Conferência Nacional de Física e 28.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que decorre na UBI.

Ficheiro com o nome: fisica2

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser palco de um dos maiores eventos ibéricos do campo da Física, dos últimos anos, que contará com a presença do um dos laureados com o Prémio Nobel da Física em 2016, John Michael Kosterlitz.

FÍSICA 2018 junta a 21ª Conferência Nacional de Física e o 28.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física e realiza-se em espaços da Faculdade de Ciências da Saúde, entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro. Trata-se de uma iniciativa bienal da Sociedade Portuguesa de Física, que tem coorganização da UBI e da Real Sociedade Espanhola de Física, contando ainda com o apoio de várias instituições de Ensino Superior e de investigação nacionais.

Vão estar presentes neste acontecimento, que se reveste de grande relevância para a divulgação da Física em Portugal, cientistas de reconhecido mérito e professores do Ensino Básico, Secundário e Superior, provenientes dos dois países ibéricos.

“A importância deste evento, no qual estão inscritos mais de duas centenas de participantes, prende-se com o facto de juntar, num mesmo espaço, investigadores, professores e estudantes, abrangendo a investigação, o Ensino (do básico ao universitário) e a divulgação científica, numa atmosfera de celebração e partilha de conhecimentos”, salienta Sandra Soares, docente do Departamento de Física da UBI, que integra a organização.

A Conferência e o Encontro abordarão todos os temas da Física e haverá uma referência especial ao tema “Materiais Topológicos e Ondas Gravitacionais”, área dos físicos galardoados com o prémio Nobel em 2016 e 2017.

“A razão para termos convidado J.M. Kosterlitz prende-se com a importância do trabalho que o levou ao Prémio Nobel, para a investigação em Portugal e para o desenvolvimento tecnológico”, refere Sandra Soares, lembrando que o cientista britânico descobriu novas maneiras em que a matéria se pode organizar quando constrangida em finas camadas. “Estes novos estados da matéria podem ser manipulados para guardar informação de modos mais eficientes, potenciando um futuro desenvolvimento tecnológico”, acrescenta.

A Conferência e o Encontro envolverão, ao longo dos quatro dias, sessões plenárias e paralelas, pósteres, minicursos para os estudantes de mestrados, oficinas para os professores de Física e debates em mesa redonda, sobre todos os temas da Física. “Tendo em atenção a localização da Conferência em sessões públicas, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, debateremos temas como Física Nuclear ligada ao nosso dia a dia, seja energia, saúde e ambiente e ainda Internet of Things (IoT)”, segundo a docente do Departamento que integra a Faculdade de Ciências da UBI.

FÍSICA 2018 realiza-se no ano em que se comemoram os 40 anos desde a realização da 1.ª Conferência Nacional de Física, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em fevereiro de 1978. Por essa razão, o evento da UBI contará com a presença dos sócios honorários.

FÍSICA2018 – 21ª Conferência Nacional de Física e 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física

Data da última atualização: 2018-08-24