3. UBI analisa microcrédito como instrumento de combate à pobreza

UBI analisa microcrédito como instrumento de combate à pobreza

•   27 de agosto de 2018

O microcrédito e a forma como este pode incentivar o empreendedorismo são os dois temas centrais do projeto de investigação que será desenvolvido nos próximos três anos.

Ficheiro com o nome: FCSH

“Microcrédito – O papel do microcrédito na promoção da integração financeira e social” é a designação do projeto de investigação que será desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), com o objetivo de contribuir para o combate à pobreza e exclusão social. O estudo pretende avaliar de que forma o mecanismo de concessão de pequenos empréstimos pode ser uma ferramenta a adotar pelos decisores políticos para desenvolver a criação do autoemprego e criar sinergias para potenciar um ecossistema de empreendedorismo.

O projeto tem como Investigadora Principal Ana Paula Matias Gama, docente do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (DGE-FCSH). O objetivo é avaliar o impacto do microcrédito (MC) na probabilidade de sucesso das microempresas, na redução da pobreza e exclusão social (PES) dos microempreendedores e das suas famílias. Para esta análise, será relevante considerar a diferença entre áreas urbanas e rurais, pois estas últimas enfrentam maior concentração de situações de pobreza. Assim, o estudo analisa ainda o impacto de diferentes condições sociais e económicas entre as áreas rurais e urbanas na eficácia do MC.

A concretização dos objetivos resultará num contributo a três níveis, de acordo com Ana Paula Matias Gama: “Ao nível do microempreendedor, irá melhorar o nível de literacia financeira, de modo a promover o sucesso do seu negócio; aos decisores políticos fornecerá recomendações para a definição de melhores políticas no contexto das redes de empreendedorismo internacionais, fomentando ainda a conexão entre áreas rurais e urbanas; para a sociedade em geral, promoverá a inclusão social”.

No contexto da UBI e, em particular, da FCSH, o projeto vem potenciar a investigação na área “entrepreneurial finance”, âmbito onde se centra a investigação da docente que integra o NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais. “Microcrédito” vai desenvolver-se na UBI, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Fazem ainda parte da equipa do projeto investigadores da Universidade de Aveiro, ISCTE-IUL e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (de São Paulo, no Brasil).

O estudo foi aprovado para financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com um montante que ronda dos 225 mil euros.

Departamento de Gestão e Economia
NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais

Próximos eventos ver todos

abr 16