Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI organiza encontro de colaboradores de universidades estrangeiras

UBI organiza encontro de colaboradores de universidades estrangeiras

  4 de setembro de 2018  

Img:

A International Staff Training Week vai decorrer em outubro, promovendo a troca de experiências e a divulgação da Beira Interior.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser o ponto de encontro de elementos provenientes de várias instituições de Ensino Superior da Europa, África e Médio Oriente, no âmbito de uma iniciativa inédita com estes contornos, que tem a designação de International Staff Training Week (ISTW).

Promovida pelo Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais (GISP), decorre entre os dias 15 e 19 de outubro, focando-se na internacionalização das universidades fora do contexto da União Europeia.

Marcam presença representantes de mais de uma dezena de instituições de Ensino Superior, que vão participar em sessões de formação e trocar experiências no decurso de um programa que inclui seminários, atividades culturais e a apresentação de produtos regionais da Beira Interior.

A International Staff Training Week é organizada no âmbito do Erasmus + Internacional Credit Mobility (ICM) e surge no contexto na política de internacionalização da UBI, que passa também pelo incentivo dirigido a estudantes, docentes e funcionários, para que participem em programas de mobilidade.

Para este objetivo tem contribuído o sucesso das candidaturas submetidas a fundos europeus para apoiar a ida de alunos, docentes e funcionários as instituições estrangeiras.

O mais recente financiamento obtido junto dos programas ERHUS, International Credit Mobility (ICM) e Erasmus+ permitirá que, no próximo ano letivo, 368 pessoas (208 estudantes e 160 docentes e/ou funcionários), de todas as áreas científicas, vivam uma experiência internacional em instituições de Ensino Superior, sediadas em países de três continentes.

A UBI é também a entidade coordenadora, desde 2017, de um projeto de mobilidade internacional, aprovado no âmbito do Erasmus+, que abrange alunos, docentes e funcionários de instituições de ensino superior de 12 países.

Neste particular, 131 pessoas poderão ganhar experiência internacional numa das universidades parceiras, que representam três continentes.

A ISTW será assim mais um contributo da Universidade da Bera Interior para o desenvolvimento de intercâmbios internacionais, como salienta João Canavilhas, Vice-Reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais: “Esta iniciativa visa cimentar as relações entre os parceiros dos projetos ICM liderados pela UBI e preparar novas candidaturas”.

A iniciativa enquadra-se ainda “no processo de internacionalização fora do contexto da União Europeia e procura diversificar a proveniência dos nossos estudantes internacionais para evitar que eventuais crises nos países atualmente mais representados - Brasil, Angola e Cabo Verde - possam afetar o processo de internacionalização”, acrescenta o Vice-Reitor.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-09-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.