3. Congresso Internacional de Filosofia na UBI

Congresso Internacional de Filosofia na UBI

•   05 de setembro de 2018

O evento acontece nos dias 6 e 7 de setembro, juntando cerca de 250 congressistas.

Ficheiro com o nome: congressofilosofia

Um conjunto de reputados filósofos nacionais e estrangeiros estarão na Universidade da Beira Interior (UBI) esta semana, para participar no 3.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia. O evento é organizado em parceria com a Faculdade de Artes e Letras da UBI e decorre na quinta e sexta-feira – dias 6 e 7 de setembro –, assumindo-se como um momento culminante de encontro da comunidade filosófica portuguesa.

Do programa fazem parte comunicações em todos os domínios e metodologias dos estudos filosóficos. Para as quatro conferências plenárias estão confirmados “keynote speakers” de grande relevo: a filósofa espanhola Adela Cortina (Universidade de Valência), autora de trabalhos de grande impacto no espaço público em torno da ética civil e a filosofia social e política, tendo proposto, por exemplo, o novo conceito de “aporofobia” (fobia aos pobres). Marcam também presença o destacado filósofo alemão da Universidade de Bona, Markus Gabriel, e os consagrados portugueses Maria Filomena Mölder e João Branquinho.

Fazem ainda parte dos dois dias de reflexão – nos quais participarão 250 congressistas – a análise de questões relacionadas com a Filosofia Política e Ética, com o ensino da filosofia e sobre as unidades de investigação, seus problemas e desafios.

Outro ponto alto do Congresso é a homenagem a Artur Morão (dia 6, Anfiteatro da Parada, às 18h40), uma das personalidades que mais se destacou no trabalho de tradução filosófica em Portugal.

Depois das edições anteriores terem decorrido na Fundação Calouste Gulbenkian e na Universidade do Porto, é a vez da UBI receber este evento, “um sinal de reconhecimento da presença deste campo de saber académico na Faculdade de Artes e Letras, na unidade de investigação Labcom.IFP, no seu Grupo de Filosofia Prática e na própria UBI”, considera André Barata.

O docente e investigador do Departamento de Comunicação e Artes faz também parte da organização de uma iniciativa científica que é vista como “uma excelente oportunidade para fortificar o campo da Filosofia, encorajando “a participação em programas de ensino e de investigação a partir de competências e interesses, como a Ética, a Filosofia Política e a Estética, entre outras, cada vez mais socialmente relevantes nos tempos atuais”, acrescenta.

A Sessão de Abertura do 3.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia – que será transmitido online a partir do site da UBI [Ver aqui] – está marcada para amanhã, às 9h30, no Anfiteatro das Sessões Solenes. O encerramento acontece no Anfiteatro da Parada, às 18h45.

3.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia

Data da última atualização: 2018-09-05