Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Curso sobre GipsyX com formadores da NASA

Curso sobre GipsyX com formadores da NASA

  7 de setembro de 2018  

Img:

UBI recebeu 25 investigadores de 15 países que adquiriram conhecimentos de software importantes para quem analisa dados a partir de GNSS.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu um curso sobre utilização do GipsyX, que contou com a participação de 25 investigadores de diferentes países. As aulas do curso, que decorreu entre os dias 5 e 7 de setembro, foram lecionadas por William Bertiger e Paul Ries, ambos do Jet Propulsion Laboratory, da NASA.

“O curso, fundamental para investigadores que lidam com análise de dados através do Global Navigation Satellite System (GNSS), focou os fundamentos do uso do software GipsyX para executar o posicionamento preciso em modo estático ou cinemático de estações terrestres a partir de dados GNSS”, esclareceu Rui Fernandes, principal investigador do SEGAL (Space and Earth Geodetic Analysis Laboratory). O GipsyX substitui o GIPSY-OASIS como o principal software de análise de dados GNSS do Jet Propulsion Laboratory (JPL).

O curso teve a participação de investigadores do Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Seychelles, Suécia, Turquia e Ucrânia e os formadores foram dois especialistas com vasto conhecimento sobre o tema. Como membro do Orbiter and Radio Metric Systems Group, William Bertiger foi pioneiro em muitas das aplicações de Global Positioning System (GPS) em Ciência e Tecnologia. Paul Ries trabalha com a equipe GIPSY-OASIS em vários projetos.

As aulas decorreram num ambiente prático e foi possível a cada participante processar dados GNSS, com ênfase em dados GPS. As apresentações percorreram exemplos específicos para obter observações baseadas em GNSS como a posição de uma estação, relógio e troposfera.

Estiveram ainda presentes no curso Yoaz E. Bar-Sever e David Murphy, ambos do JPL (NASA). Yoaz Bar-Sever é engenheiro sénior do referido laboratório, onde atualmente é o diretor de programa do GPS Diferencial Global da NASA. David Murphy é supervisor do grupo Near Earth Tracking Applications Group do JPL. Ambos tiveram a oportunidade de discutir com o Vice-Reitor da UBI, José Páscoa, a continuação do projeto de colaboração entre a UBI e o JPL, iniciado em 2016.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-09-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.