3. UBI com 1.176 novos alunos

UBI com 1.176 novos alunos

•   09 de setembro de 2018

A academia preencheu 90% das vagas na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Ficheiro com o nome: DJI_0079

São 1.176 os alunos colocados na Universidade da Beira Interior (UBI) no âmbito da 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Este número corresponde à ocupação de 90% por cento das vagas iniciais deste ano (1.307) e mantém a UBI acima da fasquia dos 1.100 novos estudantes, pelo quarto ano consecutivo.

Desde 2014 que se verifica esse registo na academia ubiana, apesar da oscilação do número de candidatos. Comparativamente com 2017, ano em que o número de candidatos foi o mais alto desde 2010, a UBI coloca menos 10 alunos. Se comparado com 2016, ano em que o número de candidatos foi análogo ao deste ano, a UBI coloca mais 108 alunos.

No que se refere à percentagem de colocações na 1ª fase do CNA, a UBI mantém-se  na lista das instituições que atinge os 90%, grupo quase exclusivamente constituído por IES do Litoral e num ano em que abriu mais 62 vagas. A UBI, cujas vagas representam 2,58% da oferta nacional, tem 2,67% dos colocados neste CNA. Destaque ainda para o aumento das colocações em primeira opção, a que corresponderá um aumento do número de matrículas efetivas.

Os resultados do Concurso Nacional de Acesso foram divulgados à meia-noite deste domingo, pela Direção-Geral do Ensino Superior, e dão conta que a UBI esgotou todos os lugares em 18 cursos de 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado.

O Mestrado Integrado em Medicina registou as notas mais altas do último colocado, com 174,3 valores. Segue-se o Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica (162,2), e Ciência Política e Relações Internacionais (149,5).

A nova licenciatura da UBI, Engenharia e Gestão Industrial, tinha 22 vagas iniciais e colocou já 18 alunos, com nota de candidatura acima dos 124,5 valores.

As matrículas e inscrições dos novos estudantes começam amanhã, dia 10 de setembro e terminam na sexta-feira, dia 14.

Na UBI, o processo tem início às 9h00, no Polo Principal, onde estarão a funcionar diversas salas para ajudar os alunos a conhecer a instituição e para tratarem das diversas questões relacionadas com a chegada ao Ensino Superior. Recomenda-se, no entanto, que as pessoas que não necessitem de procurar alojamento optem por fazer a matrícula online - disponível desde as 00h de hoje -, entregando a documentação presencialmente a partir de meio da semana.

Também amanhã começa a 2.ª Fase do Concurso de Acesso, que se prolonga até 21 de setembro. Na UBI, estão para já disponíveis as vagas sobrantes desta 1.ª fase, num total de 140.

Novos alunos

Data da última atualização: 2018-09-09