Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI continua entre as melhores do mundo no ranking Times Higher Education

UBI continua entre as melhores do mundo no ranking Times Higher Education

  • NOTÍCIA
  •   26 de setembro de 2018  

No World University Rankings, que cita a academia pelo terceiro ano consecutivo, a UBI surge no patamar 601-800, de um total de 1.258 instituições analisadas.

Ficheiro com o nome: the

 

O prestigiado World University Rankings (WUR), desenvolvido pelo Times Higher Education (THE), coloca a Universidade da Beira Inteiror (UBI) no patamar 601-800, numa lista que resultou da análise de 1.258 organizações ligadas ao ensino e investigação, de 86 países. No âmbito nacional, de acordo com o relatório, a UBI está em sexto lugar entre as 13 instituições que integram o estudo.

A edição de 2019 do estudo internacional, divulgado esta quarta-feira, dia 26 de setembro, evidencia que a UBI mantém uma presença firme neste ranking, apesar da concorrência acrescida pelo progressivo aumento do número de instituições analisadas: relativamente ao ano passado foram mais 155 e, comparativamente com 2017, ano em que a UBI surge pela primeira vez na lista, os técnicos do ranking avaliaram mais 277.
 
O WUR considera 13 indicadores, distribuídos pelas cinco grandes áreas de atividade das instituições de Ensino Superior. São elas Ensino, Investigação, Citações, Transferência de Conhecimento e Internacionalização. A UBI sobe a performance em quatro: Investigação, Citações, Transferência de Conhecimento e Internacionalização.

O campo Citações, no qual a UBI alcança notas elevadíssimas, merece destaque por evidenciar a “qualidade da investigação que é feita na UBI, porque os resultados estão a servir de suporte ao trabalho de cientistas internacionais, e são por eles citados. Demonstra-se assim que a investigação da UBI é útil para a humanidade”, segundo afirma José Páscoa, Vice-Reitor da Universidade da Beira Interior.

Numa análise global, o responsável pela Área de Investigação e Projetos destaca que a UBI se mantém “no patamar dos últimos anos, apesar da competição acrescida pelo aumento significativo do número de instituições analisadas”, e tendo em consideração alguns constrangimentos estruturais.

“No parâmetro Ensino, onde este ano não subimos, ao contrário do que aconteceu de 2017 para 2018, podemos melhorar se aumentarmos o número de doutoramentos concluídos. Além desse factor, e para o item Ensino o ranking também considera as transferências do Orçamento de Estado por aluno e, como se sabe, a UBI é altamente prejudicada neste plano. Não subimos mais no ranking também porque o governo nos limita o orçamento. É extraordinário o que os nossos professores fazem com tão pouco dinheiro”, refere José Páscoa.

Com o WUR 2019, a atividade da UBI é novamente reconhecida por uma entidade internacional especializada na avaliação do seu setor de atividade. A academia tem sido referida em vários rankings THE, nomeadamente, no Top 400 das melhores universidades da Europa e Top 200 das instituições fundadas há menos de 50 anos. Acrescem as avaliações setoriais do THE que enalteceram, em 2018, a competência da UBI nas áreas científicas da informática, engenharia e ciências da saúde: Computer Science (patamar 201-250), Engineering & Technology (251-300) e Clinical, Pre-Clinical & Health (401-500).

Além do THE, o Academic Ranking of World Universities, também conhecido por Ranking de Shangai, destacou o trabalho da UBI em eletrotécnica, eletromecânica, eletrónica e ciências do desporto.

Outros indicadores internacionais, como o U-Multirank, dão conta da qualidade da UBI, em diversos aspetos, desde 2015.

Mais informação
World University Rankings 2019 

Data da última atualização: 2018-09-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.